Carlos Cândido de Almeida busca neste trabalho trazer mais elementos teóricos à discussão sobre a natureza interdisciplinar da organização da informação, com ênfase especial à contribuição da linguística e da semiologia para esta realidade. Hoje, tem-se como assente que é por meio dos processos de organização – inclusive a organização documental – que se estabelece a ponte entre a produção, o uso e apropriação da informação, que geram por sua vez a produção de novas informações.
Estudioso e crítico da obra do filósofo e linguista Charles S. Peirce (1839-1914), o autor lança um olhar abrangente sobre a construção histórica e as interlocuções teórico-metodológicas que caracterizam o universo dessa área de estudos.
A pesquisa, segundo o autor, tem como principal finalidade complementar a bibliografia básica das disciplinas Linguística e Documentação, Linguística Documental e Semiologia Aplicada à Análise Documental, ministradas nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação em Ciência da Informação. Mas Almeida também fornece uma leitura crítica e contextualizada do tema.
Carlos Cândido de Almeida é professor da Unesp, doutor em Ciência da Informação pela Unesp, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina.
Necessário cadastro com informações básicas para download gratuito
Foco sempre!
JC