PUBLICAÇÕES DO BLOG

Espaços e ambientes para leitura e informação

BANNER23
Obra organizada por Célia Regina Simonetti Barbalho, Rovilson José da Silva, Samir Hernandes Tenório Gomes e Sueli Bortolin, Espaços e Ambientes para Leitura e Informação estrutura-se em oito capítulos e discute a importância que os ambientes adquirem no processo de formação do leitor, quer seja em uma biblioteca, em um laboratório, em um espaço destinado a bebês ou adultos, pois todos têm linguagem arquitetônica e podem influenciar, direta ou indiretamente, o conforto do leitor em prol da informação.
banner.

Segundo a professora Dra. Célia Regina Simonetti Barbalho, uma das organizadoras, “[…] as concepções de espaços para leitura ainda são pouco discutidas no Brasil por bibliotecários. Perceber que a composição do ambiente influencia o uso de uma biblioteca é entender o quanto isto se torna fundamental para a oferta de serviços de informação.”

Além de Bibliotecários, o livro envolve profissionais de outras áreas do conhecimento como arquitetos, educadores e psicólogos que têm em comum a preocupação com as condições espaciais e ambientais na mediação da leitura e da informação e que enfrentam o desafio de analisar, discutir e apontar caminhos para a reestruturação dos espaços destinados à leitura e informação.

Ilustrado e com 238 páginas é editado pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, com apoio da agência financiadora Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano em Manaus.

Compartilhe com quem quer aprender sobre