Em Estou Aqui (I’m Here, EUA, 2010), um curta patrocinado pela marca de vodka Absolut, Jonze não abre mão de sua característica e conta uma bela história de amor entre um bibliotecário e sua companheira.
O longa é incomum por retratar um mundo habitado por robôs entre os humanos.
Isso mesmo, robôs. O filme se passa em Los Angeles, onde o diretor apresenta uma série de reflexões sobre a convivência entre as pessoas.
O curta veio parar no Biblioteconomia Digital porque o robô, que é personagem principal do curta, além de ser bibliotecário, dá inúmeras lições com suas atitudes, após encontrar uma companheira robô que muda completamente o destino de sua vida
O diretor Spike Jonze estreiou no cinema com o longa metragem quero ser John Malkovitch baseado no roteiro excêntrico de Charlie Kaufman.
Três anos depois viria o segundo filme dirigido por ele, Adaptação, mais uma parceria com o roteirista do primeiro filme.
Embora a carreira como cineasta seguisse de vento em popa, Jonze em nenhum momento abandonou a direção dos curtas, entre eles os que retratam contextos relacionados a livros e bibliotecas como é o caso também de Morrer a teu lado.
Foco sempre!
Jorge Cativo