PUBLICAÇÕES DO BLOG

XVIII Erebd – Fortaleza 2014

BD+BANNER+bd

AT4YNRCcntSOAAAAAElFTkSuQmCC

O Erebd – Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação e Gestão da Informação é um evento de caráter, científico, profissional e social que visa promover a integração de estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais, docentes e estreitar as relações entre as universidades bem como, possibilitar a difusão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e o intercâmbio social. O Erebd é promovido pela executiva regional dos estudantes de Biblioteconomia, Documentação e Gestão da Informação – Exrebd e realizado por uma comissão organizadora formada em sua maioria pelos estudantes da escola sede, sendo este ano realizado na Universidade Federal do Ceará – UFC, por alunos do corpo discente do curso de Biblioteconomia e convidados. Esta é a XVII edição do Erebd, o maior encontro da área que abrange o Norte e Nordeste, mas, que é aberto para participação a nível nacional, mediante inscrição antecipada. Trazendo como tema para discussão em 2014: Abordagens Contemporâneas da Ciência da Informação: Tecnologias Sociais, Informação e Cultura. Esperamos satisfazer aos participantes para que tenhamos um evento proveitoso para todos.

Grupos Temáticos

Abordagens Interdisciplinares da Ciência da Informação

Biblioteconomia e Ciência da Informação: interdisciplinaridade, interfaces e diálogos epistemológicos. Formação acadêmica. Perspectiva em Ciência da Informação. Determinação do campo científico da Ciência da Informação. A compreensão das características identitárias da Ciência da Informação. Teorias contemporâneas da Ciência da Informação. Teorias, conceitos e metodologias da interdisciplinaridade na Ciência da Informação. Evolução histórica/conceitual da Ciência da Informação. Filosofia e Política da Informação. Ética e Política da Informação. Repercussões na organização econômica, social e política da sociedade da informação. Tradição e Contemporaneidade na Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Mercado de Trabalho, Empreendedorismo e Ações do Profissional da Informação Contemporâneo

Mercado de Trabalho. Empreendedorismo. Políticas Públicas. Gestão Sustentável da Informação. O Futuro profissional e legislações. Liderança e gestão de unidades de informação. Competência e liderança do profissional da informação. Perfil do profissional da informação. Qualificações do Profissional da Informação. Construindo nichos mercadológicos para o profissional da informação. Acesso e contribuição das mulheres no setor de Ciência e Tecnologia no Brasil. Exigências do Mercado de trabalho para o profissional da informação. Iniciativas de desenvolvimento de atividades de empresas júniors. Profissional da informação: novas perspectivas de atuação no mercado.

Tecnologia da Informação, Tecnologias Sociais e Inclusão

Tecnologias, Interatividade e Mídias Sociais. Sustentabilidade, da informação sustentável à sustentabilidade da informação. Ética social. Novas Mídias e gestão informacional. Linguagens Digitais e Informação. Mídias Sociais e Tecnologias. Acessibilidade. Responsabilidade Cultural. Ecossistemas informacionais e tecnologias. Inclusão digital em Unidades de Informação: políticas e ações. Acesso e uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação de modo sustentável. Abordagem interdisciplinar das transformações contemporâneas na produção material e imaterial do profissional da informação. O Papel Social das Tecnologias de Informação. Políticas de Inclusão Social e Tecnológica. Inclusão e Uso de Tecnologias Digitais. Fomentos e ações de acessibilidade para unidades de informação. Gerenciamento de bases de dados.

Cultura e Ações Culturais

Culturas e Hibridismos Culturais. Ação Cultural em Unidades de Informação. Políticas Culturais de Informação. Cultura e Processos Info-comunicacionais. Mediação da Informação. Marketing Cultural em Unidades de Informação. Cultura e ciberespaço. Estudo de comunidades e usuários. Diversidade Cultural na sociedade da Informação. O uso social da informação em pontos culturais. Políticas culturais. Mediações Socioculturais da informação. Abordagem Cultural das TIC’s. Centros Culturais como disseminadores de informação.

Organização e Representação da Informação e do Conhecimento

Conceito e evolução histórica da representação da informação. Representação da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. Organização do Conhecimento. Tecnologias de Representação da Informação. Linguagens de Representação da Informação. Instrumentos e metodologias de representação da informação. Linguagens Documentárias. Arquitetura da informação. Vocabulários Controlados. Tesauros. Representação Temática da Informação (Evolução – Tipologias – perspectivas metodológicas – Políticas). Representação Descritiva da Informação (Evolução – Tipologias – perspectivas metodológicas – Políticas). Sistemas contemporâneos de Recuperação da Informação. Uso de ferramentas tecnológicas na representação da informação. Padrões de Classificação/Indexação.
Informações:
Foco sempre !

Compartilhe com quem quer aprender sobre

3 respostas

1. O tema é, segundo o site do EREBD XVII, ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: TECNOLOGIAS SOCIAIS, INOVAÇÃO E CULTURA. ..
    Então, vocês colocaram 'informação" ao invés de 'inovação'. Qual seria o certo?

Grata.