A tecnologia BookBot, instalada na biblioteca Hunt, que fica na Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA) e se refere a um enorme sistema de entrega automatizada, instalado na Biblioteca Hunt, da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA).
Após você tocar em alguns botões, ele busca e entrega qualquer título – na coleção de dois milhões de volumes – direto para suas mãos.
O cérebro por trás da biblioteca é o escritório de arquitetura Snøhetta, baseado na Noruega e em Nova York. Craig Edward, fundador do Snøhetta, esteve na Conferência de Design da Bloomberg Businessweek e disse como o BookBot impactou a biblioteca desde que foi instalado.
Provavelmente não é surpresa que a circulação aumentou significativamente desde que o BookBot fez sua estreia. Veja-o em ação:
Tudo parece tão futurista, com uma perfeição que o torna quase impessoal… até chegar a caixa de livros. Eles possuem diferentes tamanhos, alguns com sinais marcantes de uso, alguns ainda novinhos, todos catalogados no lado com tinta comum; e então eles são levados de volta para as profundezas da biblioteca. Aparentemente, o sistema economiza 18.500 m² de espaço no local; os recursos financeiros se concentraram em melhorar o restante da experiência.
E a biblioteca em si é estonteante. Não consigo imaginar um lugar mais bonito para fazer pesquisas, se preparar para uma prova, ou simplesmente se perder em um romance durante toda uma tarde.
O design é cheio de toques inteligentes. O que você faz para chamar a atenção das pessoas para as escadas? Basta deixá-las tão lindas que seria loucura não usá-las. Há escadas em todos os lados, e elas são pintadas com uma cor amarela bem chamativa. Elas também oferecem uma bela vista do interior do edifício.
Fonte: Bibliothings
Foco sempre!
JC