O e-book relata a atitude atual e desejada do bibliotecário. Aborda as dificuldades do bibliotecário em lidar com a realidade de sua atuação contemporânea, tão permeada por tecnologias que devem ser exploradas e dominadas. Apresenta a evolução do trabalho do bibliotecário e ressalta a necessidade de uma relação íntima e contínua com as tecnologias de informação e comunicação.
Analisa as mudanças no trabalho do bibliotecário e a perda de espaço para profissionais de outras áreas.
Mostra o papel cultural e social do bibliotecário e discute a importância da informação para a cidadania, a emancipação das minorias e o desenvolvimento de habilidades leitoras, em conjunto com a biblioteconomia social.
Aponta também que o bibliotecário deve agir de forma mais proativa em seu espaço.
Por fim, aborda as mudanças no mercado de trabalho do bibliotecário, a percepção da sociedade sobre tal profissional, a sua formação e postura profissionais, bem como o fortalecimento da categoria profissional.
Recomendando leitura dessa obra com 5 capítulos para quem tem interesse em discutir e aprender mais sobre as oportunidades de atuação do bibliotecário no atual cenário envolvendo tecnologias e um novo perfil que atenda demandas contemporâneas.