Ícone do site Biblioteconomia Digital

Treinamento: Engenharia de prompts para bibliotecári@s curios@s

Capacitações Engenharia de prompts para bibliotecários curiosos

A primeira curiosidade na escrita do bit de hoje é saber se você já ouviu falar em “Engenharia de Prompts”! “Prompts de comando”? Se a resposta for sim, parabéns! Se não, no entanto e para ajudar na sua compreensão, vamos fazer algumas analogias?!

Passos de um serviço de referência!

O conceito de usuário!

A relação com leis de ranganathan que pedem que você poupe o tempo de um leitor!

A sua existência como alguém que pratica a mediação a informação!

Tudo exige uma comunicação clara, objetiva entre quem precisa de respostas, solução e instruções dadas, certo? Falar, ouvir, ver, sentir. Interação com uma pessoa!

Agora se você só teve como receber ou transmitir mensagens dessa comunicação por meio de texto escrito? Como faria? O que escreveria? Como interpretaria um pedido?

Quando você só tem a escrita, já imaginou nesse processo de interpretação e envolvimento de tantos fatores? Quais seriam eles?

Linguagem, tons, gírias, ambiguidades, ruídos, clareza, objetividade…Linguagem, tons, gírias, ambiguidades, ruídos, clareza, objetividade… E mais uma vez stamos diante da Engenharia de prompts!

A necessidade de respostas continue sendo a mesma! A necessidade de respostas continuar sendo a mesma!

É sobre isso que você deve pensar quando falar da Prompt.É sobre isso que você deve pensar quando falamos da Prompt.

Prompt é uma mensagem que tramite ou deveria transmitir uma necessidade de resposta a partir de um contexto específico, sendo clara, objetiva e direcionada nesse caso, a um modelo de linguagem que usa IA (considere o chat gpt aqui). 

Engenharia de Prompts é exatamente esse processo de criação, ajuste e programação de instruções e variáveis ​​utilizadas em forma de frases, parágrafos, comandos lógicos – com ou sem uma programação lógica – que permite melhorar os resultados desejados de uma interação, permitindo uma comunicação de entrada e outra de saída entre uma pessoa e um modelo de linguagem que usa IA.

No nosso caso esse modelo é capaz de interpretar, aprender, ressignificar e apresentar respostas simples ou complexas a partir de um prompt. Se ele for bem elaborado! Bingo! 

Essa arte de resolver problemas a partir de prompts e ter respostas cada vez mais precisas para um problema, seja ele estudar para concursos, criar uma publicação para uma rede social, escrever um resumo de uma pesquisa científica, criar roteiros para uma viagem de férias…

Deixa eu me aproximar da Biblio: gerar oma ficha catalográfica 100% automatizada, sugerir leituras a partir de uma sugestão coletada por um interagente, processar as satisfatórias de um usuário que solicita uma informação no site da biblioteca, criar um plano de marketing para a rede social da biblioteca, mapear projetos e editais a partir de uma agência de fomento, produzir um registro marc inteiro a partir de um título de uma obra.

Não são exemplos fictícios tá? Não sao exemplos fictícios tá? 

Digo a vocês que praticamente tudo pode ser feito com auxílio da IA ​​se você aprender a escrever prompts!

É é aqui que você precisa pensar na engenharia de prompts como algo ligado diretamente ao profissional da informação!É é aqui que você precisa pensar na engenharia de prompts como algo ligado diretamente ao profissional da informação!

Afinal, para se envolver nessa prática, um especialista em engenharia de prompts precisa entender profundamente como o modelo interpreta e processa as instruções, além de dominar as nuances da linguagem para criar prompts eficazes.

Assim como você precisa agir diariamente, interpretando e buscando respostas, soluções ou recursos informacionais relevantes por meio das intruções que recebe de interagentes!

Quer mais alguns “contextos” e “analogias”?

Já parou para pensar na formulação de “consultas” eficientes?

Um especialista em engenharia de prompts busca a formulação ideal para direcionar o modelo a produzir respostas úteis. De maneira semelhante, um bibliotecário ajuda os usuários a formular consultas de busca eficazes para recuperar informações relevantes em bases de dados ou catálogos.

E no ajuste de termos a um contexto? Lembra da definição de assunto na hora de escolher classificar, consultar um ítulo no catálogo e recuperar algo?

Na engenharia de prompts os ajustes de termos-chave e o contexto são cruciais para orientar a resposta do modelo. Analogamente, um bibliotecário seleciona termos-chave e critérios de busca adequados para otimizar a recuperação de informações cumprindo as leis do nosso amigo Ranga.

Da mesma forma, pense na necessidade de utilizar uma linguagem clara para a seleção de recursos adequados…

Um especialista em engenharia de prompts escolhe cuidadosamente o tipo de informação, contexto, linguagem, comandos a serem apresentados ao modelo de IA. Da mesma forma, um bibliotecário orienta os usuários na seleção de recursos seguidos, como livros, artigos científicos e bases de dados, que estão presentes com as necessidades específicas de pesquisa dos usuários.Um especialista em engenharia de prompts escolhe cuidadosamente o tipo de informação, contexto, linguagem, comandos a serem apresentados ao modelo de IA. 

Assim como a engenharia de prompts visa direcionar o modelo para informações relevantes, o bibliotecário direciona os usuários para fontes que podem atender às suas perguntas e interessados.

Outra analogia e seguindo uma lógica de etapas e passos, vem na interpretação e entrega de resultados. Sabe aquele passo da Nice da resposta? Após receber uma resposta gerada pelo modelo, um especialista em engenharia de prompts também analisa essa resposta (saída) para garantir que ela atenda aos critérios desejados.

Analogamente, um bibliotecário avalia as fontes de informação recuperadas, considerando a qualidade e precisão das informações. O bibliotecário antes da resposta, filtrou os resultados para fornecer aos usuários, respostas, recursos e informações mais pertinentes, apresentando-as de forma clara e acessível.

Por fim, pensamos no aprendizado contínuo já que tanto a engenharia de prompts quanto a recuperação de informações são processos que aprendizado contínuo e aprimoramento. Um especialista em engenharia de prompts ajusta suas estratégias com base nas respostas anteriores que foram geradas pelo modelo, para melhorar os resultados obtidos.

Da mesma forma, um bibliotecário adapta suas abordagens de busca e seleção de recursos com base no feedback dos usuários, refinamentos sucessivos com base em estratégias de busca e conforme as mudanças nas necessidades de informação a partir de novos problemas de um público.

Deu pra relacionar a profissão e a engeharia de prompts? Podemos continuar?Deu pra relacionar a profissão e a engeharia de prompts? Podemos continuar?

Engenharia de prompts para bibliotecári@s curios@s

Agora vamos falar do pedito de conteúdo para esse bit… Um treinamento sobre Engenharia de prompts para bibliotecári@s curios@s!

Tudo surgiu do bit sobre possibilidades de empreender no digital e um aniversário chegando em setembro!

A ideia é comemorar reunindo 40 pessoas dispostas a aprender mais sobre a egenharia de prompts!

É mão na massa para profissionais da área!É mão na massa para profisionais da área!

E por que não ensina e interagor criando e aplicando prompts à realidade de cada pessoa usando todo o potencial do ChatGPT?

Implementando automatizações, resolvendo problemas fazendo tudo isso com amantes da inteligência artificial! Se você não gosta do ChatGPT, FECHA ESSE E-MAIL, APAGA E LIMPA ELE DA LIXEIRA! Não é pra você!

Se você continua aqui…Se você continua aqui…

Vamos mudar sua forma de interagir com o CharGPT!? O aniversário é meu, mas o presente é de vocês! Vamos mudar sua forma de interagir com o CharGPT!? 

Só basta você querer aprender na prática o que todos na área devem saber da engenharia de prompt com esse olhar de quem exerce a Biblioteconomia por paixão!

Quais são os objetivos do Treinamento?

Resolver problemas aparentemente complexos com ajuda da inteligência artificial;

Automatizar tarefas por meio da elaboração de prompts;

Descubra e explore os recursos dos prompts usando o ChatGPT;

Aprender truques que melhoram qualquer resposta por meus de lógica;

Usar uma linguagem específica que sempre garanta sempre as respostas mais adequadas.

O que você vai aprender?

Definir ações voluntárias em perguntas estratégicas ao invés de usar apenas prompts abertos em frases interrogações diretas;

Criar prompts simples e avançados por meio de lógica e programação no ChatGPT;

Melhorar qualquer interação com a IA pensando em atividades do seu cotidiano;

Aumentar sua produtividade maximizando o potencial da ferramenta na profissão;

Propor qualquer solução de tarefas por meio da Inteligência artificial na criação de produtos e serviços voltados ou não para bibliotecas;

Aprender comandos, formatos, estruturas lógicas a partir de exemplos de prompts voltados para a Bibliotconomia; 

Executar prompts avançados criando relaxantes inimagináveis ​​que vão te fazer poupar tempo e obter conhecimentos que quase ninguém explora na área!

Como será esse treinamento?

Todo o conhecimento do treinamento está dividido em 6 módulos!

O treinamento começa no dia 17 de setembro com 2 encontros iniciais em aulas gravadas e disponíveis em plataforma totalmente online!

Os próximos encontros são ao vivo e totalmente mão na massa para aplicarmos tudo que for preciso na criação de prompts: de maravilhosamente, comandos, criação, erros e claro, prompts avançados! 

É problema e solução aprender comandos, lógica de programação e truques que eu garanto: ninguém na Biblioteconomia vai te ensinar isso em nenhum lugar desse Brasil! 

E tem mimo para 10 pessoas que acompanham a newsletter e tiveram pressa na curiosidade! 

1 ano de assinatura com acesso aos bits da Biblio! São todos os bits já publicados e claro, todos os próximos bits por 48 semanas e até setembro de 2024! Por falar nisso, você sabe que pode assinar os bits e ter acesso a todos os bits já publicados? Sim ou não?

Claro que não posso fazer isso para mais de 400 pessoas aqui! Então é somente para as 5 primeiras pessoas que confirmarem sua presença no treinamento ok?

Lembrando que quem é assinante gratuito, só recebe bits públicos de alguns conteúdos publicados por aqui!

Se pra você e quiser mais alguns detalhes sobre o treinamento, clique no botão no final desse bit! 

Agora é com você!

Espero encontrar alguns de vocês do outro lado em breve!Espero encontrar alguns de vocês do outro lado em breve!

Sei que a IA ainda é algo que assusta algumas pessoas da área!Sei que a IA ainda é algo que assusta algumas pessoas da área!

Joãozinho é uma prova viva disso e apear disso, acompanhe os conteúdos por aqui! E por falar nele…Joãozinho é uma prova viva disso e apear disso, acompanha os conteúdos por aqui! E por falar nele…

Você tem que decidir uma coisa…Você tem que decidir uma coisa…

É ou não para mim esse treinamento de Engenharia de Prompts usando o GPT?É ou não para mim esse treinamento de Engenharia de Prompts usando o GPT?

Não sei da sua resposta, mas….Não sei da sua resposta, mas….

Talvez esse treinamento seja a certeza que você precisa para parar de temer a IA…Talvez esse treinamento seja a certeza que você precise para parar de temer a IA…

Talvez você esteja diante da oportunidade daquele diferencial na sua carreira acadêmica ou no seu exercício profissional dominando habilidades que pouca gente pensava em aprender…

Ou talvez você não deva mesmo imaginar o que o GPT seja capaz de fazer a partir da Engenharia de Prompts! Ainda mais se você não é uma pessoa predisposta a dominar a arte de escrever instruções tão inspiradas pensando em solucionar problemas com a ajuda de uma Inteligência Artificial!

Seja lá qual for sua resposta, o convite foi feito em agosto de 2023!

Mas se sua resposta for um sim!

Esse é um texto criado para a newsletter Bits da Biblio. Toda quarta, um novo conteúdo sobre Biblioteconomia, Tecnologia e Marketing digital.

Sair da versão mobile