Ícone do site Biblioteconomia Digital

61 Argumentos contra a IA sob o olhar de possíveis preocupações, medos e mitos

IA medos e mitos biblioteconomia digital

Esse bit poderia ser ilustrado com milhares de títulos de capas de matérias, artigos e notícias sobre um mundo fascinante e ao mesmo tempo paranoico das preocupações sobre a Inteligência Artificial (IA) na sociedade.

Devo dizer que sempre por trás dos títulos, estão opiniões favoráveis e contrárias de pessoas sobre o uso da IA!

Meu esforço aqui não é julgar nem condenar você que é contra ou a favor!

O bit acredita no futurismo claro, mas minha missão aqui é entreter e ao mesmo tempo acalamar o Joãozinho com alguns dos seus maiores temores, medos e mitos que sempe aparecem em forma de argumentos científicos válidos e validados e frequentemente são levantados em suas palestras contra a IA.

Vão desde o medo de perder seu emprego na biblioteca até a preocupação de que a IA possa, de alguma forma, roubar sua disposição por ainda trabalhar!

Esses argumentos abrangem vários aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e, às vezes, surpreendentemente até imaginário das pessoas que na verdade só querem daz voz a suas inquietações.

Inquietações de profisionais da informação, músicos, artistas, juizes, juristas do prêmio Jabuti, artistas de Hollywood e claro, até os preguiçosos profissionais, dependentes do plágio e do uso de seus muitos assistentes digitais para quase tudo.

Talvez isso também ajude você a perceber os argumentos de forma diferente…

Já andei colecionando muitos outros, mas resolvi limitar a 61 em virtude do total de bits mesmo!

Talvez você aumente suas convicções sobre essa realidade da IA.

Só não vale criar mitos na tentativa de pressupor razões para não abraçar o futuro e fazê-lo com menos receio e mais entusiasmo.

São 61 argumentos contraintuitivos e sarcásticos sobre a IA, onde cada preocupação é uma porta de entrada para um debate muito mais amplo e esclarecedor sobre o papel da tecnologia em nosso futuro…

  1. “A IA vai roubar todos os nossos empregos”: Clássico. Porque, obviamente, todos nós queremos manter a comodidade dos nossos empregos e tarefas quase sempre repetitivas para sempre.
  2. “A IA vai se tornar mais inteligente que os humanos e nos dominar”: Sim, porque todos os filmes de ficção científica são cirúrgicos e nunca estiveram errados , certo?
  3. “A IA viola a privacidade”: Meta e google nunca o fizeram e ao contrário dos robôs e inteligências não humanas, que nunca andou fazendo o que não devia divulgando informações sigilosas e criando fakes para ganhar eleições não é mesmo?
  4. “A IA pode levar a decisões tendenciosas”: Porque, claro, os humanos são completamente imparciais e todas as suas decisões são respaldadas em pilares da justiça, da verdade e da pesquisa científica.
  5. “A IA não pode ser criativa”: Afinal, todos sabemos que o algoritmo do Spotify que sugere músicas é totalmente sem inspiração.
  6. “A IA é uma ameaça à segurança”: Diferente de todos os humanos que nunca cometeram atrocidades no segundo lugar em trânsito mais violento do mundo.
  7. “A IA vai causar desigualdade social”: Porque, atualmente, vivemos em uma utopia de igualdade e fraternidade onde a fome e a miséria não existem.
  8. “A IA não pode replicar a empatia humana”: Sim, porque cada interação humana é um pico de compreensão e empatia. Todos vivemos felizes no mundo de Alice!
  9. “A IA vai levar ao desemprego em massa”: Porque, historicamente, a tecnologia nunca criou e nem pode proporcionar novos tipos de competências e oportunidades.
  10. “A IA é muito cara e inacessível”: Ao contrário de todas as outras tecnologias que foram baratas desde o início.
  11. “A IA não pode fazer arte”: Porque, obviamente, todas as pinturas geradas por IA são apenas borrões sem sentido e se alguém faz uma imagem com um prompt no midjourney e é finalista do prêmio Jabuti, ele precisa ser desclassifiado e cancelado nas redes sociais!
  12. “A IA não entende contexto humano”: Como se os humanos sempre entendessem o contexto um do outro perfeitamente.
  13. “A IA pode ser hackeada”: Diferente de humanos, sobretudo os idosos que nunca foram manipulados ou enganados por quem pareceu oferecer ajuda no caixa eletrônico da agência bancária.
  14. “A IA não pode tomar decisões morais”: Porque todos os humanos são modelos de virtude moral, sem nenhuma exceção.
  15. “A IA vai eliminar a necessidade de aprender”: Claro, porque o objetivo da educação é apenas ter um diploma e colocar títulos na bio do instagram e receber um aumento do governo: nada de pensar criticamente não é mesmo?
  16. “A IA não pode ser confiável”: Ao contrário de todos os humanos, que são a personificação da confiabilidade e da ajuda comunitária.
  17. “A IA vai criar uma sociedade dependente”: Diferente de agora, onde ninguém depende de tecnologia para nada.
  18. “A IA não pode ser emocional”: Porque emoções são sempre úteis e nunca causam problemas conjugais.
  19. “A IA vai tornar a guerra mais letal”: Como se a guerra atual já fosse algo controlável e passível de gentilezas e diplomacias entre criminosos que fazem massacres e matanças assumindo autorias como grupos terroristas.
  20. “A IA vai destruir a cultura”: Sim, porque a cultura humana é estática e só evolui de muitas maneiras, menos com o uso de tecnologia como as aplicadas em cidades inteligentes.
  21. “A IA vai nos tornar preguiçosos”: Porque, atualmente todos somos sinônimo de ânimo, mudanças, rupsutas, disrupção e ninguém usa tecnologia para facilitar sua vida há decadas.
  22. “A IA não pode resolver problemas complexos”: Claro que pode, afinal os problemas complexos são uma exclusividade humana.
  23. “A IA vai acabar com a privacidade”: Como se não fossem necessárias sansões que punissem os reponsáveis por violá-la na era digital.
  24. “A IA vai controlar nossas vidas”: Diferente dos smartphones e as redes sociais, que não têm nenhum impacto sobre nós.
  25. “A IA não entende nuances culturais”: Porque todos os humanos são perfeitamente sensíveis a todas as culturas.
  26. “A IA vai causar desemprego em setores específicos”: Como se a evolução tecnológica nunca tivesse mudado o mercado de trabalho antes. Se alguém dissesse aos iluministas que um dia um homem voaria, você acha que ele acreditaria?
  27. “A IA vai aumentar a vigilância governamental”: Porque governos nunca monitoraram cidadãos antes da IA.
  28. “A IA vai tornar as pessoas obsoletas”: Porque a única coisa que valorizamos nos humanos é a capacidade de realizar tarefas repetitivas.
  29. “A IA vai causar mais acidentes”: Como se humanos não causassem acidentes todos os dias.
  30. “A IA vai intensificar a desigualdade econômica”: Porque a economia mundial é atualmente o modelo de igualdade e democracia.
  31. “A IA vai roubar nossa humanidade”: Porque absolutamente todas as as tarefas de nosso mundo podem ser feitas por uma máquina.
  32. “A IA vai tornar a educação irrelevante”: Claro, porque a única função da educação é ensinar fatos e ignoras novas competências digitais.
  33. “A IA vai nos fazer esquecer habilidades básicas”: Como se a invenção da calculadora e o uso de spmartphones já não tivessem já feito isso.
  34. “A IA vai criar um abismo entre os que têm e os que não têm tecnologia”: Porque a tecnologia sempre foi acessível para todos e nunca se tornou mais ou menos acessível, desigual, fruto de vantagens competitivas para empresas e países de primeiro e terceiro mundo com o tempo.
  35. “A IA vai nos fazer perder o controle sobre a tecnologia”: Como se atualmente controlássemos completamente todas as tecnologias que usamos e nossa caixa de entrada fosse um paraíso sem spans.
  36. “A IA vai nos fazer confiar demais na tecnologia”: Diferente de agora, onde nossa confiança na tecnologia é sempre moderada.
  37. “A IA vai nos tornar vulneráveis a ataques cibernéticos”: Porque, sem IA, os ataques cibernéticos são completamente inexistentes.
  38. “A IA vai eliminar a necessidade de interação humana”: Como se a interação digital não fosse digna de criar até relacionamentos e já não fosse uma grande parte do tempo que criamos conexões em nossas vidas.
  39. “A IA vai nos fazer perder a capacidade de tomar decisões”: Porque, obviamente, tomamos todas as nossas decisões sem ajuda de nenhuma tecnologia atualmente.
  40. “A IA vai criar armas autônomas”: Porque as armas atuais são todas exemplos de segurança e controle e passam sempre pelas mãos de empresas que fazem uso responsável dessas tecnologias.
  41. “A IA vai nos fazer esquecer como viver sem tecnologia”: Como se alguém ainda lembrasse como usar um mapa de papel e as bibliotecas tivessem livros de visitas impressos, assinados a mão.
  42. “A IA vai nos tornar dependentes de máquinas para pensar”: Porque, claro, ninguém usa rá mais o Google, baixará um PDF ou será capz de fazer uma prova sem tr a assinatura de 20 dólares do GPT4.
  43. “A IA vai ciar uma nova geração de preguiçosos”: Porque, claramente, com a IA cuidando de tarefas complexas, a humanidade vai abandonar qualquer forma de esforço e dedicação, optando por viver como mestres da preguiça, eternamente criadores de prompts que pedem coisas e robôs as processam e as entregam minutos depois em nossas poltronas tecnológicas.
  44. “A IA vai nos fazer esquecer como fazer cálculos simples”: Porque todos nós fazemos cálculos complexos de cabeça diariamente.
  45. “A IA vai nos fazer perder habilidades de leitura”: Como se a leitura digital não fosse leitura de verdade.
  46. “Sem regulação, a IA será um verdadeiro “Faroeste Digital”: Porque, obviamente, sem regras estritas, todos os desenvolvedores de IA se transformarão instantaneamente em fora-da-lei digitais que não poderão ser punidos, criando IAs desenfreadas, fake news, milícias digitais e o que bem entendem no fantástico mundo cibernético.
  47. “A IA vai nos fazer perder habilidades de comunicação”: Porque a comunicação digital não é comunicação real e não temos nada a aprender e aprimorar com o uso de IAs.
  48. “A IA vai nos fazer perder habilidades de memória”: Porque, sem dúvida, nossa memória é infalível sem a tecnologia.
  49. “A IA vai nos fazer perder habilidades de raciocínio lógico”: Porque, claro, nunca usamos tecnologia para resolver problemas lógicos. Tudo veio de um aprendizado daquele primeiro período na Graduação!
  50. “A IA vai plagiar todas as nossas ideias originais”: Porque, claro, a IA está secretamente conspirando para roubar todos os nossos pensamentos criativos e reivindicá-los como seus assim como fez uma Associação que promoveu uma palestra paga sobre o uso responsável do GPT e na verdade, só copiou todo o conteúdo dos prompts de um canal gratuito no Youtube. Até hoje espero uma nota sobre inclusive…
  51. “A IA vai acabar com a originalidade na arte”: Já que, aparentemente, a IA está prestes a substituir todos os artistas e transformar o mundo da arte em um mar de cópias sem alma.
  52. “A IA vai roubar os empregos dos atores de Hollywood”: Porque, evidentemente, os avatares digitais estão a um passo de renderizar obsoletos todos os atores humanos, com suas expressões faciais e emoções.
  53. “A IA vai escrever roteiros melhores que os de Hollywood”: Sim, porque a IA está prestes a nos presentear com uma era de roteiros impecáveis, sem falhas, que farão os roteiristas humanos parecerem amadores.
  54. “A IA vai nos fazer esquecer como resolver problemas sem tecnologia”: Porque, claro, antes da IA, todos éramos gênios da lâmpada na resolução de problemas e sempre tínhamos todo o tempo do mundo como diria Renato Russo.
  55. “A IA vai nos fazer perder a habilidade de argumentação”: Como se a arte de argumentar não estivesse sendo substituída por debates, comentários e até febres de lives de NPC nas redes sociais.
  56. “A IA vai nos fazer perder a habilidade de julgamento crítico”: Porque, obviamente, todos nós nascemos com a habilidade inata de julgar tudo criticamente e nunca falhamos nisso.
  57. “A IA vai nos fazer perder a habilidade de planejar uma viagem”: Porque não precisamos de ajuda e todos nós sabemos exatamente como chegar, onde se hospedar e quais roteiros planejar durante uma visita à Florianópolis no SNBU!
  58. “A IA vai nos fazer perder a habilidade de memorização”: Como se a habilidade de memorizar grandes quantidades de informação não fosse uma necessidade diária em muitas profissões da era digital.
  59. “A IA vai nos fazer perder a habilidade de concentração”: Porque, evidentemente, nossa essa capacidade era perfeita antes da era digital.
  60. “A IA vai nos fazer perder a habilidade de escrita manual”: Porque, claro, escrever à mão é uma habilidade crucial na era dos smarts, teclados e telas sensíveis ao toque.
  61. “A IA vai nos fazer perder a habilidade de ter um cálculo mental rápido”: Porque todos nós fazemos cálculos complexos na cabeça diariamente, sem nunca recorrer a calculadoras, computadores e planilhas eletrônicas, principalmente durante uma prova do Enem.

E então? Qual seu aprendizado sobre isso?

Qual argumento você já viu ou ouviu e poderia acrescentar?

Conta pra mim nos comentários e acessa nossa newsletter se quiser receber mais conteúdos como esse!

Esse faz parte do #bit61 e quem quiser assinar para ver todos os bits publicados ou receberentre futuros bits público é só clicar aqui ou inscreva-se abaixo

<iframe src="https://bitsdabiblio.substack.com/embed" width="480" height="320" style="border:1px solid #EEE; background:white;" frameborder="0" scrolling="no"></iframe>

Jorge Cativo

Sair da versão mobile