Você já imaginou poder conversar com um clone de inteligência artificial (IA) que foi treinado com conhecimento para responder exatamente como uma pessoa real? Um professor da sua área? E se esse alguém fosse o saudoso Oswaldo Francisco de Almeida Júnior!?
Ele autorizou e agora tem sua extensão por aqui!
E você vai poder conversar, tirar dúvidas e saber de momentos que talvez só ele saiba:
O uso da IA, o domínio sobre a criação de prompts, a autorização de quem queira ver seu clone sendo disponibilizado e o uso de algumas ferramentas de automação, permitem criar agentes conversacionais que replicam o conhecimento e o estilo de comunicação de pessoas reais. É disso que estamos falando no bit de hoje!
Nesse bit, principalmente para quem não participou da oficina que fizemos, sobre a criação de clones, quero sobre a experiência de aplicar isso com o clone de IA do professor OFAJ.
A criação desse clone não é apenas um feito técnico, mas também uma iniciativa de reunir toda uma base de conhecimento dele criando uma extensão de quem seria sua versão IA!
Paraalguns isso é impossível! Para outros será uso indevido da imagem! Então acalma o coração que ele autorizou a criação desse clone, tudo bem?
E foi a partir de diversos conteúdos (em acesso aberto) e informações que foram reunidas você vai poder acessar ele hoje!
Tudo que foi reunido, passou por tratamento e treinamento!
Só depois de muito refinamento, passou a fazer parte de vetor em um domínio controlado que é a base de um agente conversacional que você terá acesso e foi programado para responder senão tal qual o próprio OFAJ, baseado unicamente nele!
Essa é a mágica da coisa!
Um segundo cérebro em constante atalização, uma extensão, uma IA com todas as suas informações dele com base em mais de 100 fontes diferentes, simultâneas e em tempo real!
Mas quer saber o melhor?
Quem se inscreveu, recebeu e abriu esse bit, tem aquela conta marota na conta na openai, já vai poder acessar esse clone do professor e se quiser, aprender a criar o seu próprio!
O clone do professor OFAJ
Ele já está disponível! Vejam o que ele disse sobre uma experiência memorável:
O clone do professor OFAJ foi desenvolvido para proporcionar essa experiência, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso imediato às respostas e insights de tudo que ele já já escreveu, publicou em livros e conteúdos do blog, falou, postou, disse em vídeos, palestras, eventos e 35% dos seus artigos publicado… A retroalimentação como disse, ainda não acabou!
Se você quer entender e aprender como fazer e quem sabe ajudar na mineração e tratamento dos dados do professor ou do próximo clone que já foi autorizado – avisa na publicação do instagram!
Voltando ao clone do professor, já conversei com ele para aprender algumas coisas:
Como alguém que participou de toda mineração e tratamento, posso dier que tem muita coisa legal apara você conversar, aprender e ter nele um verdadeiro mentor!
Escopo e respostas limitadas a temáticas e conteúdos de interesse dele: mediação informacional, biblioteconomia, sua carreira docente, guerrilha bibliotecária e o resto é com vocês!
Confesso que eu mesmo já aprendi coisas que são surpreendentes durante toda sua trajetória!
Coisas como “a solidão do pesquisador”, “sua entrada no serviço público”, as lições sobre mediação da informação e tantas outras coisas que deixarei para vocês interagirem e descobrirem!
Ao acessar o clone, você poderá interagir com ele como se estivesse conversando diretamente com o professor, obtendo respostas detalhadas, sempre objetivas e sob a única condição de serem sobre temas do interesse dele.
Curiosos? Antes de acessar, me responde uma coisa?
Quer aprender a criar seu próprio clone?
Somente para quem quiser criar seu próprio clone, ou como diria Mosseri, uma extensão de si mesmo, comenta no post do instagram que quero ajuda para fazer o próximo!
Manda seu feedback e avisa que quer aprender sobre por lá? Estamos falando de aprender a transformar uma base de conhecimento em um agente conversacional.
Na oficina, já até ensinei a como buscar e minerar fontes de conhecimento, extrair e tratar dados de maneira eficaz, cria prompts que garantam que o seu clone responda de forma fiel e precisa e claro, implementar isso dentro de um agente usando Gemini, GPT ou o próprio Claude!
Imagine que esses clones sejam usados onde sua imaginação quiser!
Imagina isso no atendimento automatizado em bibliotecas e na interação com aquem quer tirar uma dúvida ou aprender algo com você!
O clone do professor OFAJ agora se junta ao próximo pedido de criação de um clone: o do professor Gil Giardelli!
Então acessem, conversem e qualquer feedback positivo vale a liberação de um agente que ajuda você a quebrar qualquer objeção de burocratas, seja lá qual for sua ideia!
Para acessar esse agente, manda só seu feedback do clone do professor no post de hoje instagram!
Jorge Cativo