CDU ALÉM DAS AULAS DA GRADUAÇÃO

Aprendendo em menos de 60 dias o que realmente importa na prática da classificação

e no acerto de questões de concursos públicos? 

Não sei se você é estudante da graduação em Biblioteconomia e se já cursou ou não a disciplina de Representação Temática ou disciplina correlata que deveria ensinar sobre a CDU. Se sim, talvez você já tenha aprendido algo sobre sistemas de classificação, Dewey, Otlet e La Fontaine, tabelas principais e auxiliares e vários números e códigos para serem associados a assuntos, junto com tabelas de lugares, tempo e quiça raça ou nacionalidade. 

Talvez você já seja um profissional da informação, com aquele diploma e assiduidade regular no pagamento daquela anuidade para manter seu registro nos órgãos competentes de sua classe para o exercício legal da sua profissão.  

O fato é que sendo estudando ou profissional, classificar é uma atividade inerente ao seu “fazer profissional” e seja na graduação, na prova de um concurso, ou naquela sua sala cheia de livros a serem catalogados e “classificados”, um instrumento pode estar presente no seu espaço: a CDU! 

Restará você estudar ou lembrar daquelas classes e vários símbolos da matemática e da pontuação ordinária. Tudo isso associado aos assuntos que você identifica e precisa visitar o acervo diariamente para o “arquivamento” dos livros nas estantes depois de atribuir um número de chamada em etiquetas impressas que farão parte da lombada. Para alguns , além disso tudo, registrada num carimbo na saudosa e popular folha de rosto. 

A vida de quem vive no mundo dos processos técnicos nunca será fácil para alguns. 

Principalmente para quem vive aprisionado(a) numa rotina de tecnicismo. 

Na sinalização de estantes e acervos. 

No mundo dos empréstimos e devoluções. 

Na famosa sala do “processamento técnico” onde acontece a catalogação de materiais bibliográficos impressos, porventura digitais e de tantos números registrados para orientar e sinalizar as buscas de usuários que já não são tão pesenciais em tempos de pandemia. 

Quem se forma em Biblioteconomia, certamente esteve, ou ainda vai estar diante de livros para serem catalogados e classificados. Livros para serem guardados “na ordem correta”. Fará provas e terá que saber aquela ordem de citação em qualquer concurso público. 

Ordem de arquivamento nas estantes naquela tradicional esquerda para a direita e de cima para baixo.

Essa tarefa muitas vezes até é prazerosa para quem domina e tem com orgulho na sua mesa, um instrumento de trabalho chamado CDU. 

Garanto a vocês que quem aprende nunca esquece e colocar em prática é algo tão fácil como comprar pedir uma pizza no ifood. 

 

CDU Descomplicada

E a notícia boa é que uma oportunidade e escolha para aprender de verdade sobre a CDU sem depender de professores que não possuem o ofício e a lógica de ensinar sobre o tema vai bater na sua retina no final desse texto.

Mas calma, em respeito ao ego de quem tem que ensinar sobre a disciplina e caiu de paraquedas num departamento universitário, realmente é preciso concordar e entender que não é para qualquer pessoa estudar, aprender e muito menos querer ensinar sobre a CDU de maneira descomplicada, simples, sem floreios, decorebas e a leitura de slides.

Você vai poder escolher continuar aprendendo por meio de aulas e metodologias da graduação, simplesmente passar horas lendo livros e artigos que ensinam muito da teoria e um mínimo da prática sobre um sistema de classificação: principalmente se estivermos falando da CDU do saudoso Sebastião Souza. 

Existem algumas pessoas que preferem assistir vídeos pela internet. 

Quem sabe buscando materiais sobre o assunto em algum repositório ou anais de eventos. 

Nem sempre escolhemos o caminho mais fácil para chegar a um objetivo desejado não é mesmo?

  Confesso que passei pela graduação sem nunca ter aprendido absolutamente nada além de 10 classes e a sorte de arriscar o termo certo na pesquisa de um índice que me levaria sempre ao primeiro assunto que encontrasse. 

Mas essa forma e aprender definitivamente na hora do vamos ver, não serve para absolutamente nada! 

E eu definitivamente precisei ir além disso… 

Por isso fiz, ainda na graduação, dezenas de mapas mentais e cursos. Confesso que cheguei a escrever um livro inteiro exatamente sobre os sistemas de classificação contando nuances e detalhes que vão da infância de Melvin Dewey a  atualizações e extinções de tabelas da CDU. 

Classificar verdadeiramente é também uma atividade intelectual quer precisa de um contexto como diria um grande mestre Mirleno Livio. 

Mais quem quer deixar apenas de atribuir números a assuntos, precisa entender muito mais que uma lógica que originou a CDU. 

para quem NÃO É A CDU DESCOMPLICADA?

QUEM NÃO QUER CONHECER A ESTRUTURA DE UM DE UM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DISPONÍVEL EM EM LÍNGUA PORTUGUESA!

QUEM NÃO QUER DISMISTIFICAR A IDEIA DE QUE A CDU É MAIS FÁCIL QUE A CDD

QUEM NÃO QUER CONHECER TODOS OS SINAIIS E SÍMBOLOS DA CDU

QUEM NÃO QUER DOMINAR CLASSES E TABELAS AUXLIARES DA CDU

Precisa saber ter um olhar sobre como a CDU estabelece relações entre seus assuntos e o porquê. 

Precisa entender que existe uma ordem e uma hierarquização indispensável para se chamar alguma coisa de tabela, sejam elas principal ou auxiliares. 

Conhecer e associar sinais e símbolos sem compreender tudo isso é o que a maioria dos classificadores vive a fazer pelas bibliotecas desse Brasil ao afirmar que a CDU é complexa, complicada, cheia de sinais e difícil de entender.

Chegam a afirmar que a CDD é mais fácil que ela, exatamente por não ter esse sinais. 

E quer saber a verdade? Definitivamente não é!

Mas é preciso querer aprender além das classes. 

Conhecer detalhes que você nunca aprenderá se não estudar a fundo o sistema, sua origem, o ideal de seus classificacionistas e sobretudo a maneira com que facilitaram nossa vida ao compararmos exatamente com o sistema que todos “acham mais fácil que a CDU”.

Então se você quiser aprender além das classes, vem comigo que a oportunidade chegou. 

Se você achar que não é para você, não tem nada de errado com isso. É clicar no x da parte superior direita do navegador  e esquecer o que leu até aqui. 

Agora se você continuar por aqui, pode acreditar que posso ajudar você a descomplicar a CDU de uma vez.  

10 módulos que vão ajudar você a mudar de openião entre CDD e CDU

1 AULA
MÓDULO 1
POR QUE VOCÊ PRECISA APRENDER CDU?
1 AULA
1 AULA
MÓDULO 2
CDD É MAIS FÁCIL QUE A CDU?
1 AULA
1 AULA
MÓDULO 3
CONHECENDO MELHOR A CDU
1 AULA
1 AULA
MÓDULO 4
A ANATOMIA COMPLETA DAS TABELAS
1 AULA
2 AULAS
MÓDULO 5
MATEMÁTICA PARA APRENDER CDU
2 AULAS
6 AULAS
MÓDULO 6
O ALFABETO DAS AUXILIARES COMUNS
6 AULAS
6 AULAS
MÓDULO 7
DEPENDENTES DE QUEM?
6 AULAS
3 AULAS
MÓDULO 8
DEPENDENTES DE QUEM?
3 AULAS
2 AULAS
MÓDULO 9
CITANDO E ARQUIVANDO
2 AULAS
1 AULA
MÓDULO 10
REVISÃO FINAL
1 AULA

Motivos para entrar na
CDU DESCOMPLICADA:

computador rosa

+ de 40 exemplos de Exercícios Resolvidos

video rosa

+ de 23 vídeoaulas
direto ao ponto

relogio rosa

+ 10 Módulos com tudo que você precisa aprender sobre a CDU

calendario rosa

Acesso por 90 dias
ao curso 

O que você irá aprender?

computador rosa
cdu descomplicada

TODOS OS SINAIS AUXILIARES E SÍMBOLOS ASSOCIADOS A TABELAS DA CDU

cdu descomplicada

AS TABELAS COMUNS DEPENDENTES

cdu descomplicada

AS DIFERENÇAS ENTRE AS TABELAS PRINCIPAL E AUXILIARES

cdu descomplicada

AS TABELAS COMUNS INDEPENDENTES

cdu descomplicada

A ORDEM DE CITAÇÃO E DE ARQUIVAMENTO

cdu descomplicada

AS TABELAS ESPECIAIS OU ANALÍTICAS

QUER MAIS QUATRO MOTIVOS PARA DESCOMPLICAR A CDU? 

gift card

Quer um Bônus?

Preparamos 3 para quem ainda tiver em dúvida se vale a pena acessar o curso e DESCOMPLICAR A CDU

Bônus 1: acesso ao banco de fontes sobre cdu

Bônus 2: 5 MAPAs mentais com o resumo completo da cdu

Bônus 3: DICAS E TÉCNICAS PARA ACERTAR QUESTÕES DE CONCURSO

INVESTIMENTO

DE R$ 153,40 EM 2X 76,70

ou R$ 147 à vista

BIBLIOTECONOMIA DIGITAL meio de pagamento
garantia-insta-autentico

GARANTIA INCONDICIONAL DE 7 DIAS

100% de Satisfação Ou Seu Dinheiro De Volta.

No Insta Autêntico você tem garantia de 100% para acessar o curso. Se ainda sim, achar que o curso não é para você, basta pedir reembolso e seu dinheiro será devolvido de forma integral. Sem perguntas e questionamentos.

Jorge Cativo

Quem ajudará você a ter resultados de um perfil autêntico no instagram?

 Especialista em Marketing Digital, Administração e Gestão do Conhecimento. Manauara que cuida de uma dupla dinâmica e atua como parecerista na avaliação de trabalhos em eventos ligados à área. É consultor e colaborador de correções de versões do software Biblivre. Tem experiência em criação de mapas mentais temáticos para estudos em concursos públicos. Idealizador da Rede Social BibWeb e da plataforma de questões para concursos Letra B. Idealizador e editor do site Biblioteconomia Digital. Criador da Lya, uma IA que cuida do site 24 horas graças à API do GPT. Tutor de Treinamentos e Cursos como Engenharia de Prompts para bibliotecpari@s Curios@s, Competências Digitais para Bibliotecários Antenados, Repositório do Zero com Dspace, CDU Descomplicada, Marc 21 Bibliográfico, Planejamento, Implementação e Gestão de Repositórios Digitais, Estratégias de Marketing Digital para infoempreendedores, Instagram Autêntico, Produção e Normalização de Artigos científicos segundo a ABNT e Projeto de Pesquisa: do zero à finalização. Ministra o Biblioteconomia Simplificada, um preparatório para concursos públicos que utiliza uma metodologia que já aprovou quase todos os seus amigos concurseiros.  

infomrcao rosa

Dúvidas Frequentes

As aulas  são gravadas e poderão ser assistidas semanalmente a partir do cronograma disponível após o seu acesso ao curso! 

O acesso ao curso é de 90 dias. Você receberá todas as atualizações de conteúdos dos 10 módulos existentes, sem a necessidade de investir mais nada por isso. 

São aulas 100% online que estão hospedadas na Hotmart, maior plataforma de cursos do Brasil e da América Latina.

O acesso é imediato após a comprovação do pagamento. Você receberá um e-mail com todas as informações para acessar sua área do aluno bem como a todos os canais para tirar suas dúvidas. Caso não receba, entre em contato conosco através do email contato@biblioteconomiadigital.com.br

São aceitos todos os tipos de cartão, além de boleto. Compras realizadas no cartão de crédito são processadas de forma quase instantânea.Pagamentos via boleto podem demorar até 72h, até que o banco identifique e confirme o pagamento de forma automática na plataforma.

Você pode usar a própria plataforma da Hotmart para enviar mensagens ou no grupo de alunos no Telegram.

Todas as aulas podem ser acompanhadas pelo celular e as atividades só exigem que você possa executar as mudanças tendo um celular com android ou IOS.

A carga horária do curso é de 30 horas, divididas em 10 módulos. Ao final dos módulos, você receberá acesso à plataforma de avaliação e realizará uma prova final. Após a prova o certificado é liberado automaticamente! 

O acesso é exclusivo a partir do e-mail e IP registrado por quem realiza a compra. O sistema verifica automaticamente o acesso por mais de uma pessoa, inativando o seu acesso. 

DÚVIDAS?

Envie e-mail para

contato@biblioteconomiadigital.com.br

 

Atendimento online

envie sua dúvida por mensagem 

©2024 | CDU Descomplicada – Todos os Direitos Reservados

error: Cópia não permitida de conteúdo protegido.

repositório do zero com dspace

50% off

Válido até 21 de Março de 2021