O mundo da biblioteconomia está mudando rapidamente, e a Inteligência Artificial está liderando essa transformação. Se antes você se achava sinônimo de google da informação, agora O gemini indexa e é sinônimo de buscas automáticas e respostas com conteúdos produzidos por IA.
Base de conhecimento, legislações, tokens, pedidos, respostas e uma mediação digital que depende no mínimo, da percepção de que saber perguntas e ter fontes confiáveis é indispensável!
Mas será que você relaciona isso na hora de julgar o chat gpr, o claude, o copiloto da microsoft?
Sim, com tantas tecnologias novas, é comum nos sentirmos perdidos, inseguros, receosos e por vezes sobrecarregados com tantos rumores sobre onde e como usar IA no trabalho e na vida.
E eu quero te ajudar a entende rmelhor e perceber que você pode e deve saber aplicar IA no nosso dia a dia pessoal ou profissional…
É como se você precisasse decidir entender e saber que seu papel mudou, sua missão mudou e da alfabetização digital ao uso de IA nos serviços, nas tarefas e no lidar com conhecimento e sobretudo pessoas, você precisasse se sentir relevante na era digital, sem deixar de ter aquele toque de humanização necessária!
Se você quer aprender sobre os fundamentos da IA, sua relação direta com o contexto informacional e no final das contas, não parecer aquele robô tecninicta e quer pensar em formas de automatizar tarefas que envolvem público, livros, leitura, bibliotecas e seus processos e a representação e gestão do conhecimento, vem comigo que esse aulão é para você!
Imagina que você será capaz de:
a) Compreender a relação cada um dos fundamentos da IA e a formação e atuação de qualquer profisional da informação;
b) Automatizar processos técnicos economizando tempo e recursos humanos principalmente se você tem uma “eu”quipe;
c) Perceber as possibilidades a partir de uma base de conhecimento treinada e preparada para lidar com tarefas;
d) Conhecer as soluções possíveis com agentes inteligentes, para inovar no marketing, no estudo do uso e do usuário, na gestão de pessoas, na criação e customização de instrumentos de gestão como projetos de captação, políticas e regulamentos e quiçá no atendimento do público.
A decisão é sua! Você pode criar objeções ou ter um choque de realidade e sair da zona de conforto, entendendo fudamentos e aplicaando IA nas tarefas mais comuns do âmbito informacional!
O que você vai aprender?
Pós-graduando em Inteligência Artificial. Especialista em Marketing Digital, Administração e Gestão do Conhecimento. Editor do site Biblioteconomia Digital e da newsletter bits da biblio. Responsável pelo setor de divulgação e treinamento na biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Consultor e colaborador de correções de versões do software Biblivre. Tutor de várias capacitações sobre Biblio, IA e Marketing digital, entre elas: GPT Concurseiro, Indexando e classificando segundo a CDD com agentes de IA, Criando seu clones com IA, Fundamentos de IA aplicados na Biblioteconomia, Engenharia de Prompts para bibliotecári@s Curios@s, Competências Digitais para Bibliotecários Antenados, Lives no OBS via youtube, Repositório do Zero com Dspace, CDU Descomplicada, Marc 21 Bibliográfico, Planejamento, Implementação e Gestão de Repositórios Digitais. Tem interesse em Inteligência e Marketing digital aplicados na Biblioteconomia.
Envie e-mail para
contato@biblioteconomiadigital.com.br
Atendimento online
envie sua dúvida por mensagem
©2025 Fundamentos de IA aplicados na Biblioteconomia
Todos os Direitos Reservados | Jorge Cativo