Quanto vale indexar e classificar qualquer assunto segundo a 22ª. edição da CDD em alguns segundos? 

É exatamente isso que quero que voccê aprenda a fazer nessa oficina com uso de agentes de IA!

Indexando e classificando segundo a CDD

Você gostaria de aprender as melhores práticas para utilizar a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e, ao mesmo tempo, desenvolver agentes inteligentes para facilitar esse processo? Se a resposta é sim, então a nossa oficina online é exatamente o que você precisa!

O que é um agente de Inteligência Artificial? 

 

Um Agente de Inteligência Artificial (IA) é um assistente (software) avançado programado a partir de instruções direcionadas para realizar tarefas específicas de maneira autônoma e eficiente. No contexto de bibliotecas, um agente de IA pode ser desenvolvido para auxiliar em diferentes tarefas e no caso da nossa oficina, será preparado exclusivamente para a indexação e classificação de assuntos utilizando a Classificação Decimal de Dewey (CDD). Essencialmente, este agente atuará como um assistente digital que vai gerar a notação exata da CDD a partir de qualquer assunto de ume dição específica para qualquer recurso informacional. 

Ele analisa os dados dos materiais, aplica as regras da CDD e atribui as classificações adequadas, agilizando o trabalho dos bibliotecários e garantindo maior precisão na hora de direcionar o processo e a própria organização do acervo. 

Com a ajuda de agentes de IA, nesse caso, profissionais poupam tempo com a celeridade em que se dá o processo! 

Por que Indexação e Classificação com ajuda de agentes de IA?

Vivemos na era da informação, onde dados são gerados em uma velocidade sem precedentes. Atribuir assuntos e classificar a partir do conteúdo de informações de maneira eficaz é crucial, sobretudo se você está dentro de bibliotecas universitárias ou especializadas e precisa  poupar o tempo de quem executa essa terefa. 

Nessa tarefa tecnicista, a indexação e classificação são processos fundamentais para bibliotecários, docentes que precisam dar aulas de representação temática, estudantes e profissionais de diversas áreas que lidam com a missão de atribuir notações a assuntos.

A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um sistema universalmente reconhecido e amplamente utilizado para organizar bibliotecas, permitindo a relação do assunto com seu conteúdo temático e a partir disso, sua localização adequada dentro das diferentes áreas do conhecimento de um acervo. 

O que você vai aprender?

Oficina Criacaod e agentes com CDD
cropped-2024.webp

Fundamentos da Classificação Decimal de Dewey (CDD) considerando classes, tabelas e a relação com a indexação

cropped-2024.webp

Automação das Técnicas de Indexação a partir de assuntos de qualquer área da CDD

cropped-2024.webp

Criação de Agentes de IA que automatizam o processo de indexação e classificação, tornando o seu trabalho praticamente instantâneo!

cropped-2024.webp

Execução do processo de indexação e classificação com exemplos práticos

QUEM DEVE PARTICIPAR DA OFICINA? 

Nossa oficina online de “Indexação e Classificação segundo a CDD com a criação de agentes” é ideal para profissionais e estudantes que desejam aprimorar suas habilidades na organização e gestão da informação, ams veja se você se encaixa em um dos perfis abaixo:

Bibliotecárixs e Profissionais da Informação

Se você trabalha em uma biblioteca, centro de documentação ou qualquer outro ambiente onde a organização de informações e quer reduzir o tempo necessário para classificar e indexar materiais de acervos físicos ou digitais a partir do assunto! 

  • Estudantes e Pesquisadores

Para estudantes de biblioteconomia, ciência da informação e áreas relacionadas, nossa oficina oferece uma oportunidade única de quebrar estereótipos e usar IA para auxiliar nos processos técnicos além é claro, de enriquecer seu currículo com habilidades práticas que complementam seu aprendizado teórico.

Profissionais que gostam de IA aplicada na Biblioteconomia 

A criação de agentes inteligentes é uma habilidade valiosa para profissionais que gostem de aplicar o uso de IA e tecnologia da informação com a automação de processos e tarefas repetitivas e complexas, antes intelectualmente associadas à humanos.

  • Sem falar na aplicação de conhecimentos na criação de agentes com tarefas que envolvem a gestão de informações e claro, na introdução de soluções inovadoras que aumentam a eficiência e a produtividade a partir do uso de IA.

QUANDO ACONTECERÁ A OFICINA?

Quem gostaria de poupar tempo e melhorar suas habilidades?

Agora, é hora de dar o próximo passo e transformar suas habilidades e carreira. É deixar essa oportunidade única passar e continuar com seus 4 volumes, dicionário e um tempo que poderia sobrar nessa sua jornada de processos técnicos ou investir um valor simbólico agora e começar a fazer da classificação um grande hobby! 

Ao garantir seu lugar, você fará parte de um grupo seleto de pessoas que se reunirá ao vivo no sábado (22), 9 da manhã, podendo começar a aprender e aplicar um conhecimento que garanto, supreende todas as pessoas que já viram um agente classificar em segundos! 

Então, agora é a hora de agir e transformar seu conhecimento em resultados que vai fazer você ganhar tempo e por que não, especialista em indexação e classificação com a CDD com auxílio de um agente de IA? 

Não espere mais – corre e clica no botão abaixo e garante uma das vagas agora. 

Nada de errado com quem quer continuar na rotina da representação temática teórica e da classificação manual, mas quer saber use um cronômetro para ver quanto tempo você tem passado para confirmar uma notação entre análise, índice, consulta e a certeza humana de que é realmente uma determinada classe que você deve atribuir!   

Vejo você no sábado? Sim ou não?

ÚLTIMO LOTE (RESTAM 2 VAGAS)

R$ 75 À VISTA

Jorge Cativo

Quem ajudará você?

 Especialista em Marketing Digital, Administração e Gestão do Conhecimento, Tecnólogo em Processamento de Dados. É consultor e especialista reconhecido no software Biblivre, colaborando em suas correções de versões. Editor e desenvolvedor do site Biblioteconomia Digital sendo tutor dos cursos de Engenharia de Prompts, Competências digitais para bibliotecários curiosos, Repositório do Zero com Dspace, CDU Descomplicada, Marc 21 Bibliográfico, Biblioteconomia Esquematizada, Planejamento, Implementação e Gestão de Repositórios Digitais dentre outros disponíveis no site.Tem experiência em criação de mapas mentais temáticos para estudos em concursos públicos. Aprovado em vários concursos públicos nas áreas de Informática e Biblioteconomia. Atua como parecerista na avaliação de trabalhos em eventos ligados à área. 

DÚVIDAS?

Envie e-mail para

contato@biblioteconomiadigital.com.br

 

Atendimento online

envie sua dúvida por mensagem 

©2024 Indexando e Classificando com Agentes de IA 
Todos os Direitos Reservados | Jorge Cativo

error: Cópia não permitida de conteúdo protegido.

repositório do zero com dspace

50% off

Válido até 21 de Março de 2021