RESOLVI REUNIR TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER DENTRO DA
com 15 disciplinas que vão te ensinar como usar e aplicar IA na prática nos estudos, na pesquisa, no direito, na música, nas redes sociais e no seu ambiente de trabalho
Por que fazer parte da FIAPI?
Imagine fazer parte de um seleto grupo de profissionais que inclui desde estudantes, professores, músicos, arquivistas, advogados, gestores de redes sociais… Todos em algo em comunm: eles já sabem que uma revolução silenciosa está em curso e querem liderar a mudança na era digital em suas profissões.
E foi pensando nessa minoria, aquele 1% que quer aprender e aplicar que idealizamos e literalmente fizemos um processo de seleção para a segunda turma da Formação em Inteligência Artificial para Profissionais da Informação (FIAPI 2.0). Não é um curso, não são módulos, não se tratam de aulas e um PDF para os desavisados do ensino tradicional e remoto.
A ideia aqui é unir sinergia, objetivos comuns, propósito de aprendizado coletivo, sempre com quem quer ver o copo meio cheio e está disposto a se desafiar para aprender sobre um desconhecido. Confusão é o primeiro passo para o entendimento diria meu amigo Pedro e é por isso que não tem nada de errado em querer ousar, estudar, interagir e tentar entender fazendo parte dessa comunidade de profissionais que querer alcançar o seu ponto de inflexão!
A ideia aqui é criar um ecossistama de pessoas, um passaporte para quem quer sair da média, quer dar um passo além da curiosidade e assumir o controle sobre as mudanças que já estão transformando carreiras, mercados, a geopolítica do mundo e acreditem, até a bolsa de valores!
Com um programa de ensino cuidadosamente planejado a partir de pelo menos 20 cursos, oficinas, webinários e sobretudo pessoas de diferentes lugares do mundo, seu conteúdo deixa de lado os aspectos pragmáticos e meramente científicos engessados de quem começou a falar de IA como um surfista de primeira viagem vivendo no hype, para transformar teoria em prática, aplicação e solução de problemas.
Sua missão a cada encontro será produzir soluções a partir do que aprender e se colocar à frente de quem ainda fala só em vieses, regulação e possibilidades utópicas, mostrando como você pode usar da IA no direito, na música, na edição de imagens, na otimização de processos, na escrita e na pesquisa científica, na gestão das redes sociais, na normalização e classificação de conhecimento e até no turismo, planejando e criando um guia para sua próxima naquela cidade do nordeste.
Se você já percebeu que dominar a IA é essencial para se destacar no cenário atual, então está no lugar certo para aprender, aplicar e mudar sua visão de futuro.
O processo de seleção é literalmente um filtro para identificar quem quer se comprometer de quem apenas quer usar GPT por curiosidade, começar e depois desistir no meio do caminho. Acreditem vocês ou não, IA é capaz inclusive de mapear quem nem começa e não terá fôlego e vontade de caminhar conosco durante 4 meses de aulas, desafios e muita criatividade.
O que queremos é ter uma sinergia tão boa quanto as pessoas cursistas que estarão formando na Turma 1 que começou ainda em 2024.
E na FIAPI 2.0, você não vai aprender apenas o básico sobre IA.
Aqui, o foco, como já disse, está na aplicação prática, no desenvolvimento de habilidades e competências digitais, na alfabetização para a criação de soluções que realmente fazem diferença.
Com 75 horas de conteúdos completos, entre aulas ao vivo e já gravadas(síncronas e assíncronas), além de desafios práticos, você sairá preparado para utilizar a IA de forma estratégica e com uma autonomia em diferentes áreas como organização da informação, marketing, gestão de projetos, pesquisa científica e quiçá, como alguém que pode aplicar IA até para a preparação e estudos dos concursos públicos.
Se você se pergunta se fazer parte do processo pode mudar sua forma de ver e usar IA, saiba que mesmo que você não tenha nenhuma experiência prévia com programação, tecnologia, acesso a plataformas ou conta na OpenAI, essa formação foi pensada para guiar você com uma lógica e um passo a passo, exatamente para desmistificar conceitos complexos e tornar acessível o que parecia inalcançável.
Ao final, você terá o conhecimento e a confiança necessários para transformar tarefas rotineiras em processos otimizados e de alto impacto em segundos.
O que diferencia a formação de qualquer outra é o seu propósito: não é apenas falar de teorias, alucinações e regulações ou da falta de confirança de quem ainda acha que vai perder o emprego! Nossa filosofia lá em empdoerar e entender como aprender sobre IA e tecnologia, ferramentas e a lógica necessária para se reinventar como profissional que jamais vai ver copo meio vazio e ficar se lamentando por problemas cotidianos.
Você terá acesso a materiais, podcast, aulas, plataforma de atividades no moodle e uma comunidade de pessoas com sinergia e disposta a trocar de ideias em colaboração e com desafios com profissionais de diferentes áreas que envolvem informação que somarão ao seu aprendizado.
Mais do que isso, terá a chance de participar dessa experiência é saber que você poderá transformar esses desafios propostos em projetos que serão verdadeiros marcos em sua jornada profissional.
Outra possibilidade ao participar da formação é fazer parte de Hubs criados em diferentes cidades para organizarmos ações, eventos e iniciativas sobre IA para empoderar pessoas! Eu te conto mais sobre isso se você fizer a seleção e conseguir uma das 70 vagas!
Não importa se você é estudante ou já atua no mercado, títulos aqui não significam absolutamente nada: o que importa é sua disposição para aprender, aplicar e criar soluções que vão te destacar.
Essa é a ideia no nosso movimento e se for seu momento de liderar a mudança com inovação e fazer parte de uma nova geração de profissionais capacitados para transformar o presente em um futuro promissor. Resta saber então, se você quer e pode fazer parte dessa mudança…
O que você vai aprender?
Especialista em IA Gen, Marketing Digital, Administração e Gestão do Conhecimento. Editor do site Biblioteconomia Digital e da newsletter bits da biblio. Atua no setor de divulgação e treinamento no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Consultor e colaborador de correções de versões do software Biblivre. Tutor de várias capacitações sobre Biblio, IA e Marketing digital, entre elas: Criação de Clones e agentes de IA, GPT Concurseiro, Indexando e classificando segundo a CDD com agentes de IA, Fundamentos de IA PARA Profissionais da Informação, Engenharia de Prompts para bibliotecári@s Curios@s, Competências Digitais para Bibliotecários Antenados, Lives no OBS via youtube, Repositório do Zero com Dspace, CDU Descomplicada, Marc 21 Bibliográfico, Planejamento, Implementação e Gestão de Repositórios Digitais. Tem interesse em Inteligência e Marketing digital.
©2025 Formação IA para Profissionais da Informação
Todos os Direitos Reservados | Jorge Cativo