EX-CURSISTAS DA FIAPI
O QUE DIZ QUEM JÁ FEZ A FORMAÇÃO?
Iniciei a formação sem conhecimento prévio sobre as ferramentas de Inteligência Artificial, mas com muita curiosidade em aprender. Logo nos primeiros encontros, Jorge promoveu diálogos que incentivaram a exposição de dúvidas e receios por parte dos alunos, criando um ambiente acolhedor. As dinâmicas foram ricas e repletas de
aprendizados, deslumbrando diferentes possibilidades e cuidados ao se olhar para o uso destas ferramentas.
Vitória RosaBibliotecária e Especialista no uso de tecnologias digitais na Educação | Rio de Janeiro /RJ
A participação na formação em IA para profissionais da Informação foi espetacular. As trocas entre professor e cursistas permitiu aprender com erros e acertos. Como cursista pude experenciar vivências de outros colegas e aumentar o meu conhecimento. O professor, Jorge Cativo, foi um instrutor perspicaz, incentivou os alunos a pensarem e resolverem as atividades, deu espaço e parabenizou as soluções mais criativas.
Marcelo Ramos da SilvaFormado em Biblioteconomia e estudante de Arquivologia | Diadema/SP
Ter a oportunidade de participar deste curso abriu a minha mente para o tanto de coisas que podemos fazer, e em tantos contextos nos quais podemos aplicar a Inteligência Artificial. É um curso muito rico, e a primeira coisa que pensei ao iniciar foi que isso poderia facilitar muito o meu dia a dia, assim como pode facilitar também a rotina de profissionais de outras áreas.
Dayane Teixeira de SousaBibliotecária de formação e atualmente trabalhando com editoração científica | Ribeirão Preto/SP
Eu era praticamente analfabeta em IA. Jã tinha assistido palestras, mas era tudo muito abstrato. Com as aulas da Formação em Inteligência Artificial para Profissionais da Informação eu aprendi realmente como a IA funciona, como criar prompts e como usar a IA nas atividades inerentes da Biblioteconomia, como catalogação, indexação, classificação, elaboração de resumos. Sensacional!!!
Andréia SilvaBibliotecária | São Paulo/SP
Através de aulas com bastante informação e guiadas por um professor bastante qualificado no assunto, foram experiências enriquecedoras e repleta de diversos pontos de vista diferentes que só vieram a somar
Felipe de Jesus RodriguesBibliotecário | Taguatinga/DF
A experiência em realizar o curso foi muito valiosa para mim. Eu era uma pessoa completamente leiga e até tive muito receio de usar as IA’s, mas descobri no curso que esse receio era na verdade, falta de conhecimento.
Rafaela Ataide LimaBibliotecária em instituição privada | Votuporanga/SP
Aprendi a utilizar ferramentas inteligentes para curadoria de conteúdo, análise de dados e automação de tarefas, habilidades que já aplico no meu dia a dia. Mais do que conhecimento técnico, a formação me mostrou o poder da IA como aliada na gestão da informação e no fortalecimento da cultura digital em espaços acadêmicos e culturais. Para quem está considerando ingressar nas próximas turmas, minha dica é: abrace a mudança! A IA não veio para substituir, mas para potencializar nosso trabalho.
Adriléia de Moura LimaBibliotecária do Teatro Universitário da UFMG | Belo Horiozonte/MG
Apesar de eu não ser bibliotecária, faço doutorado na área de Ciência da Informação na linha de pesquisa de Tecnologia, a formação me capacitou no uso da IA Generativa e me permitiu ver a utilidade prática da ferramenta para utilizar e inovar no dia a dia. A cada módulo, fui descobrindo o potencial ilimitado da IA para apoiar a criação de conteúdo, a análise de dados, a organização de informações, a indexação, a representação temática, o marketing, a normalização, os assistentes, entre outros.
Eveline RodriguesProfessora em curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas | Tupã/SP
Só usava gpt pra conversar besteirol com a IA. Não sabia utilizar como ferramenta de trabalho. Agora entendi as limitações e potencialidades da ferramenta e já consigo imaginar e tentar sugerir formas de automatizar processos operacionais no dia a dia pra mim e pros meus colegas de trabalho! Foi uma formação muito enriquecedora!
Tamy AokiArquivista e bibliotecária | Valinhos/SP
Participar do curso foi uma experiência verdadeiramente transformadora. O conteúdo é atual, relevante e apresentado de forma acessível. Os módulos abordados foram fundamentais para enxergar novas possibilidades de organização, recuperação e análise de dados em ambientes digitais. A introdução à Engenharia de Prompt e as estruturas de prompt apresentadas nos dois módulos específicos foram verdadeiros divisores de águas. A abordagem do professor com exercícios práticos para aprender a se comunicar de forma estratégica com assistentes de IA trouxe um ganho real de produtividade e clareza no uso dessas ferramentas
Carla KarkoshiBibliotecária atuando na área de segurança da informação | São Paulo/SP
Hoje posso dizer que adquiri um conhecimento novo e útil para minha área de atuação (bibliotecário), mesmo porque as IAs abrem um leque de possibilidades que tornarão o trabalho bem mais dinâmico e interativo com os usuários da biblioteca.
Cloves AntônioProfessor de Artes, História e bibliotecário escolar | Ceilândia/ DF
Não se enganem pensando que será fácil, confesso que os conteúdos foram densos, principalmente num primeiro momento em que eu não era familiarizada com a Inteligência Artificial. Mas com o passar das aulas tudo foi ficando mais claro e fazendo mais sentido, o que abriu meus olhos para o que eu poderia fazer com essa tecnologia: tudo, desde que conseguisse transmitir o que eu gostaria de ter como resposta por meio da linguagem clara. Hoje posso dizer que as aulas foram além das minhas expectativas e me possibilitaram visualizar um mundo de perspectivas e um caminho contínuo de conhecimento. Encontrei essa formação por acaso e sou muito grata por ter conseguido participar e aprender. Faria novamente, sem dúvida!
Luana Pereira BorgesDiscente do último semestre de Biblioteconomia | São Paulo/SP
A Formação em Inteligência artificial para profissionais da informação foi de grande importância para minha capacitação e atualização profissional no que diz respeito ao uso da IA em ambientes de bibliotecas. No início do curso eu não tinha ideia da complexidade de utilizar modelos de IA da forma correta e achava que a IA não funcionava porque me mostrava resultados absurdos, quando na verdade eu não dominava as técnicas de estruturação de prompts, que só fui conhecer e entender no decorrer do curso. Nesse contexto, o curso foi muito importante para minha compreensão sobre essas complexidades e a necessidade de reflexão para estruturar minhas solicitações para a IA através de prompts bem estruturados. O curso é muito prático, é necessário dedicar tempo para realizar as atividades com calma. Recomendo o curso. É um dos poucos voltados para bibliotecários e isso faz toda a diferença pois falamos a mesma linguagem durante as aulas e na estruturação de prompts que fazem sentido em nossa prática profissional. Espero continuar estudando sobre IA para tornar meus prompts funcionais e úteis nas minhas tarefas no meu dia a dia na biblioteca.
Juliani Menezes dos ReisBibliotecaria atuando no Serviço de Referência da Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades da UFRGS | RS
A formaçao foi de grande aprendizado. Já estou aplicando o conhecimento adquirido para potencializar as minhas atividades pessoais e profissionais. O uso da IA no trabalho está motivando a equipe a também buscar qualificação para entender como funcionam os prompts. Vale muito a pena. Super indico!
Sandra Aparecida PereiraBibliotecária em um Centro de Pesquisa e Documentação Social na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
O curso é completo, indo além de uma formação inicial, contando com videoaulas síncronas e assíncronas ensinando os fundamentos da Inteligência Artificial, conceitos e principais modelos disponíveis no mercado, muitas atividades práticas para os alunos se desafiarem na estruturação de prompts do básico ao avançado para diversos objetivos, seja para estudar para concursos, para elaborar um editoria de postagens para redes sociais, até mesmo auxiliar na preparação de projetos de pesquisa, como exemplo.Adorei a possibilidade de aplicar problemas estudados por mim na minha pesquisa acadêmica e outros mais no meu percurso profissional para estruturar prompts ao longo dos desafios e atividades propostas no curso, me familiarizando com diversas formas que posso usar a IA para me auxiliar no meu fazer profissional e acadêmico, reduzindo tempo e esforços excessivos.
Lucas dos Santos Souza da Silva Bibliotecário formado pela UNIRIO e mestrando em Ciência da Informação PPGCI IBICT | Rio de Janeiro - RJ