EX-CURSISTAS DA FIAPI
O QUE DIZ QUEM JÁ FEZ A FORMAÇÃO?
Iniciei a formação sem conhecimento prévio sobre as ferramentas de Inteligência Artificial, mas com muita curiosidade em aprender. Logo nos primeiros encontros, Jorge promoveu diálogos que incentivaram a exposição de dúvidas e receios por parte dos alunos, criando um ambiente acolhedor. As dinâmicas foram ricas e repletas de
aprendizados, deslumbrando diferentes possibilidades e cuidados ao se olhar para o uso destas ferramentas.
Vitória RosaBibliotecária e Especialista no uso de tecnologias digitais na Educação | Rio de Janeiro /RJ
A participação na formação em IA para profissionais da Informação foi espetacular. As trocas entre professor e cursistas permitiu aprender com erros e acertos. Como cursista pude experenciar vivências de outros colegas e aumentar o meu conhecimento. O professor, Jorge Cativo, foi um instrutor perspicaz, incentivou os alunos a pensarem e resolverem as atividades, deu espaço e parabenizou as soluções mais criativas.
Marcelo Ramos da SilvaFormado em Biblioteconomia e estudante de Arquivologia | Diadema/SP
Ter a oportunidade de participar deste curso abriu a minha mente para o tanto de coisas que podemos fazer, e em tantos contextos nos quais podemos aplicar a Inteligência Artificial. É um curso muito rico, e a primeira coisa que pensei ao iniciar foi que isso poderia facilitar muito o meu dia a dia, assim como pode facilitar também a rotina de profissionais de outras áreas.
Dayane Teixeira de SousaBibliotecária de formação e atualmente trabalhando com editoração científica | Ribeirão Preto/SP
Eu era praticamente analfabeta em IA. Jã tinha assistido palestras, mas era tudo muito abstrato. Com as aulas da Formação em Inteligência Artificial para Profissionais da Informação eu aprendi realmente como a IA funciona, como criar prompts e como usar a IA nas atividades inerentes da Biblioteconomia, como catalogação, indexação, classificação, elaboração de resumos. Sensacional!!!
Andréia SilvaBibliotecária | São Paulo/SP
Através de aulas com bastante informação e guiadas por um professor bastante qualificado no assunto, foram experiências enriquecedoras e repleta de diversos pontos de vista diferentes que só vieram a somar
Felipe de Jesus RodriguesBibliotecário | Taguatinga/DF
A experiência em realizar o curso foi muito valiosa para mim. Eu era uma pessoa completamente leiga e até tive muito receio de usar as IA’s, mas descobri no curso que esse receio era na verdade, falta de conhecimento.
Rafaela Ataide LimaBibliotecária em instituição privada | Votuporanga/SP
Aprendi a utilizar ferramentas inteligentes para curadoria de conteúdo, análise de dados e automação de tarefas, habilidades que já aplico no meu dia a dia. Mais do que conhecimento técnico, a formação me mostrou o poder da IA como aliada na gestão da informação e no fortalecimento da cultura digital em espaços acadêmicos e culturais. Para quem está considerando ingressar nas próximas turmas, minha dica é: abrace a mudança! A IA não veio para substituir, mas para potencializar nosso trabalho.
Adriléia de Moura LimaBibliotecária do Teatro Universitário da UFMG | Belo Horiozonte/MG
Apesar de eu não ser bibliotecária, faço doutorado na área de Ciência da Informação na linha de pesquisa de Tecnologia, a formação me capacitou no uso da IA Generativa e me permitiu ver a utilidade prática da ferramenta para utilizar e inovar no dia a dia. A cada módulo, fui descobrindo o potencial ilimitado da IA para apoiar a criação de conteúdo, a análise de dados, a organização de informações, a indexação, a representação temática, o marketing, a normalização, os assistentes, entre outros.
Eveline RodriguesProfessora em curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas | Tupã/SP
Só usava gpt pra conversar besteirol com a IA. Não sabia utilizar como ferramenta de trabalho. Agora entendi as limitações e potencialidades da ferramenta e já consigo imaginar e tentar sugerir formas de automatizar processos operacionais no dia a dia pra mim e pros meus colegas de trabalho! Foi uma formação muito enriquecedora!
Tamy AokiArquivista e bibliotecária | Valinhos/SP
Participar do curso foi uma experiência verdadeiramente transformadora. O conteúdo é atual, relevante e apresentado de forma acessível. Os módulos abordados foram fundamentais para enxergar novas possibilidades de organização, recuperação e análise de dados em ambientes digitais. A introdução à Engenharia de Prompt e as estruturas de prompt apresentadas nos dois módulos específicos foram verdadeiros divisores de águas. A abordagem do professor com exercícios práticos para aprender a se comunicar de forma estratégica com assistentes de IA trouxe um ganho real de produtividade e clareza no uso dessas ferramentas
Carla KarkoshiBibliotecária atuando na área de segurança da informação | São Paulo/SP
Hoje posso dizer que adquiri um conhecimento novo e útil para minha área de atuação (bibliotecário), mesmo porque as IAs abrem um leque de possibilidades que tornarão o trabalho bem mais dinâmico e interativo com os usuários da biblioteca.
Cloves AntônioProfessor de Artes, História e bibliotecário escolar | Ceilândia/ DF
Não se enganem pensando que será fácil, confesso que os conteúdos foram densos, principalmente num primeiro momento em que eu não era familiarizada com a Inteligência Artificial. Mas com o passar das aulas tudo foi ficando mais claro e fazendo mais sentido, o que abriu meus olhos para o que eu poderia fazer com essa tecnologia: tudo, desde que conseguisse transmitir o que eu gostaria de ter como resposta por meio da linguagem clara. Hoje posso dizer que as aulas foram além das minhas expectativas e me possibilitaram visualizar um mundo de perspectivas e um caminho contínuo de conhecimento. Encontrei essa formação por acaso e sou muito grata por ter conseguido participar e aprender. Faria novamente, sem dúvida!
Luana Pereira BorgesDiscente do último semestre de Biblioteconomia | São Paulo/SP