PUBLICAÇÕES DO BLOG

Conhecendo a etiqueta da identificação do livro

etiq

Praticamente todas as bibliotecas usam em seu processamento técnico ou a Classificação Decimal Universal(CDU) ou a Classificação Decimal de Dewey. O princípio dos dois métodos é o mesmo. Na primeira linha da etiqueta colada nos livros é determinado o assunto. O que ocorre é que as áreas do conhecimento são divididas em dez e o primeiro número da esquerda indica a qual delas se refere.

Na segunda linha da etiqueta há informações sobre a letra e número do nome do autor e a primeira letra dotítulo. Caso o livro esteja dividido em mais de um volume, ou tenha indicativo da edição seu número será indicado na terceira linha. A quarta linha mostra se, dentro da mesma biblioteca, há mais de um exemplar da mesma publicação. Algumas bibliotecas têm livros apenas sobre um determinado tema. Nesse caso, são usados outros tipos de classificação que se adaptam ao assunto. É possível ainda que sejam inseridos o número do tombo acompanhado ou não de siglas referentes a instituição.

1409

No livro acima M é a primeira letra do sobrenome do autor e 672 é o seu número segundo a tabela de cutter, que numera os nomes dos autores de acordo com as três primeiras letras do sobrenome. O “c” é a primeira letra do título.

Compartilhe com quem quer aprender sobre