PUBLICAÇÕES DO BLOG

O que é Marc 21 Bibliográfico?

Desenvolvido e mantido pela Biblioteca do Congresso Norte Americano, o formato MARC para dados bibliográficos é um conjunto de códigos e designações de conteúdos definido para codificar registros que serão interpretados por máquina, possibilitando intercâmbio de dados entre diferentes sistemas ou redes de bibliotecas.

É preciso lembrar que um registro MARC 21 Bibliográfico possui 3 elmentos básicos:
a) uma estrutura;
b) a indicação do coteúdo;
c) e o conteúdo.

Além disso, temos o tradicional vínculo dessa estrutura ao líder, ao diretório e aos campos variáveis. Os últimos sendo divididos em campos de controle e campos de dados.

Todos os campos variáveis de dados possuem dois indicadores de posição, um delimitador e um identificador de dados de acordo com uma etiqueta ou tag de 3 caracteres que relaciona cada campo ao tipo do conteúdo de um campo do registro.

A lógica de entender primeiro o que é e qual o papel do líder, do diretório e diferenciar campos de controle de campos de dados é fundamental pra você entender o funcionamento do MARC21.

Depois disso, tente perceber que as tags apresentam um padrão tanto na estrutura como na indicação de alguns conteúdos.

Graças ao MARC, hoje é possível importar registros bibliográficos e realizar na prática a catalogação cooperativa, poupando tempo e retrabalho quando a necessidade é tornar um registro bibliográfico legível por computador e um material disponível para consulta num sistema automatizado num OPAC no menor tempo possível!

Quando foi a primeira vez que precisou usar ou estudar sobre MARC21?

No trabalho, nas provas da faculdade?

Num concurso público naquela tradicional questão de tag de um campo especifico?

Conta pra mim e se quiser receber o resumo completo é só acessar o carrousel completo no botão abaixo:

#biblioteconomiadigital#marc21#lider#diretorio#marc21bibliografico

Compartilhe com quem quer aprender sobre