Jorge Cativo
Pós-graduando em Inteligência Artificial. Especialista em Marketing Digital, Administração e Gestão do Conhecimento. Editor do site Biblioteconomia Digital e da newsletter bits da biblio. Responsável pelo setor de divulgação e treinamento na biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Consultor e colaborador de correções de versões do software Biblivre. Tutor de várias capacitações sobre Biblio, IA e Marketing digital, entre elas: GPT Concurseiro, Indexando e classificando segundo a CDD com agentes de IA, Criando seu clones com IA, Fundamentos de IA aplicados na Biblioteconomia, Engenharia de Prompts para bibliotecári@s Curios@s, Competências Digitais para Bibliotecários Antenados, Lives no OBS via youtube, Repositório do Zero com Dspace, CDU Descomplicada, Marc 21 Bibliográfico, Planejamento, Implementação e Gestão de Repositórios Digitais. Tem interesse em Inteligência e Marketing digital aplicados na Biblioteconomia.
Respostas de 17
Depois de vários atropelos na definição dos objetivos durante a elaboração dos planos de lição, finalmente já tenho um lindo amigo que me conduz e que me tirou das trevas. Bem-haja Jorge Cativo, bem-haja Bloom!
Estamos prontos para ajudar!
Nunca consegui entender essa bendita… até hoje!!!!! Perfeita explicação do Sr Jorge Cativo! Parabéns!!!
Agradecia Jorge, muito bom, me ajudou muito.
Disponha Valéria!
Obrigada, pela ajuda de me fazer compreender
Vamos em frente!
É muito relevante a Aprendizagem através de Feedback, etapas sequenciadas são a essência de uma Aprendizagem evolutiva e com possibilidades de absorção de saberes bem definidos. Objetivos, Habilidades e Competências bem conectados e uma Avaliação bem elaborada é a certeza de de um Ensino/Aprendizagem de sucesso.
EXCELENTE REFERENCIAL PARA SE APLICAR NA AVALIAÇÃO DAS AULAS REMOTAS, VISTO QUE, TODOS OS VERBOS DE COGNIÇÃO, NOS SEIS NÍVEIS APRESENTADOS SÃO BEM CORRELATOS COM AS METODOLOGIAS ATIVAS, UMA FERRAMENTA POR EXCELÊNCIA PARA AVALIAR NESTE MOMENTO, TANTO PARA QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, COMO PARA A SELEÇÃO DE ITENS, ESTA, A MAIS ADEQUADA.
Matéria simplesmente PERFEITA! Me ajudou muito a compreender a aplicar essa classificação de Bloom. Parabéns pelo conteúdo!
Nunca tinha ouvido falar nesta taxonomia em anos de formada. Só agora quando estudando a BNCC vi alguém mencionar sobre este assunto.. Pra mim eram usado verbos aleatórios sem uma sequência cognitiva estruturada de fato.. Abriu minha mente. Obrigada! Vou repassar pra outras pessoas.
Gostaria de exemplos de verbos do domínio psicomotores,nível de percepção,posicionamento,execução acompanhada,mecanização e completo domínio de movimentos
Parabéns pela bela explanação e muita obrigada pelo seu tempo dedicado a ajudar.
Ótima síntese, muito obrigada!
Excelente material!! Esclarecedor!!
Muito bom o texto, nunca tinha ouvido falar da taxonomia de Bloom.
Bastante didático e esclarecedor.
Primeira vez que ouço falar, no entanto só tem a enriquecer e contribuir no auxílio ao conhecimento e agregar a modelos elaborais educacionais do processo ensino aprendizagem .São diversas as teorias para auxiliar as práticas pedagógicas, cada uma com objetivos específicos para cada aspecto relacionado ao processo de ensino trata-se da teoria ou nomenclatura que descreve e classifica um objeto de estudo científico, de modo a explorar as características de um assunto específico e utilizá-las para determinado fim.
Serve para definir os objetivos da aprendizagem e planejar as aulas com base nessa identificação, respeitando a hierarquia dos objetivos educacionais, que propõe que os educadores devem proporcionar aos alunos três os objetivos principais,cognitivo, afetivo e psicomotor, juntos possibilitam a aprendizagem de modo concreto, mas é preciso.