A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior.
Só após conhecer um determinado assunto alguém poderá compreendê-lo e aplicá-lo. Nesse sentido, a taxonomia proposta não é apenas um esquema para classificação, mas uma possibilidade de organização hierárquica dos processos cognitivos de acordo com níveis de complexidade e objetivos do desenvolvimento cognitivo desejado e planejado.
Os processos categorizados pela Taxonomia dos Objetivos Cognitivos de Bloom, além de representarem resultados de aprendizagem esperados, são cumulativos, o que caracteriza uma relação de dependência entre os níveis e são organizados em termos de complexidades dos processos mentais.
Encerrando um modo de utilização bastante prático, uma vez que permite, a partir da utilização de uma tabela Domínio Cognitivo perceber qual o verbo a utilizar / aplicar, em função do comportamento esperado, organizando os objectivos de aprendizagem em seis níveis, os quais são, por ordem crescente de complexidade os seguintes:
• Conhecimento: Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recordar, definir, reconhecer ou identificar informação específica, a partir de situações de aprendizagem anteriores;
• Compreensão:
Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em demonstrar compreensão pela informação, sendo capaz de reproduzir a mesma por ideias e palavras próprias;
• Aplicação:
Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recolher e aplicar informação em situações ou problemas concretos;
• Análise:
Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em estruturar informação, separando as partes das matérias de aprendizagem e estabelecer relações, explicando-as, entre as partes constituintes;
• Síntese:
Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em recolher e relacionar informação de várias fontes, formando um produto novo;
• Avaliação:
Refere-se à habilidade do Aluno / Formando em fazer julgamentos sobre o valor de algo (produtos, ideias, etc.) tendo em consideração critérios conhecidos.
Jorge Cativo
Tags: taxonomia de bloom
Depois de vários atropelos na definição dos objetivos durante a elaboração dos planos de lição, finalmente já tenho um lindo amigo que me conduz e que me tirou das trevas. Bem-haja Jorge Cativo, bem-haja Bloom!
Estamos prontos para ajudar!
Nunca consegui entender essa bendita… até hoje!!!!! Perfeita explicação do Sr Jorge Cativo! Parabéns!!!
Agradecia Jorge, muito bom, me ajudou muito.
Disponha Valéria!
Obrigada, pela ajuda de me fazer compreender
Vamos em frente!
É muito relevante a Aprendizagem através de Feedback, etapas sequenciadas são a essência de uma Aprendizagem evolutiva e com possibilidades de absorção de saberes bem definidos. Objetivos, Habilidades e Competências bem conectados e uma Avaliação bem elaborada é a certeza de de um Ensino/Aprendizagem de sucesso.
EXCELENTE REFERENCIAL PARA SE APLICAR NA AVALIAÇÃO DAS AULAS REMOTAS, VISTO QUE, TODOS OS VERBOS DE COGNIÇÃO, NOS SEIS NÍVEIS APRESENTADOS SÃO BEM CORRELATOS COM AS METODOLOGIAS ATIVAS, UMA FERRAMENTA POR EXCELÊNCIA PARA AVALIAR NESTE MOMENTO, TANTO PARA QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, COMO PARA A SELEÇÃO DE ITENS, ESTA, A MAIS ADEQUADA.
Matéria simplesmente PERFEITA! Me ajudou muito a compreender a aplicar essa classificação de Bloom. Parabéns pelo conteúdo!
Nunca tinha ouvido falar nesta taxonomia em anos de formada. Só agora quando estudando a BNCC vi alguém mencionar sobre este assunto.. Pra mim eram usado verbos aleatórios sem uma sequência cognitiva estruturada de fato.. Abriu minha mente. Obrigada! Vou repassar pra outras pessoas.
Gostaria de exemplos de verbos do domínio psicomotores,nível de percepção,posicionamento,execução acompanhada,mecanização e completo domínio de movimentos
Parabéns pela bela explanação e muita obrigada pelo seu tempo dedicado a ajudar.
Ótima síntese, muito obrigada!
Excelente material!! Esclarecedor!!
Muito bom o texto, nunca tinha ouvido falar da taxonomia de Bloom.
Bastante didático e esclarecedor.
Primeira vez que ouço falar, no entanto só tem a enriquecer e contribuir no auxílio ao conhecimento e agregar a modelos elaborais educacionais do processo ensino aprendizagem .São diversas as teorias para auxiliar as práticas pedagógicas, cada uma com objetivos específicos para cada aspecto relacionado ao processo de ensino trata-se da teoria ou nomenclatura que descreve e classifica um objeto de estudo científico, de modo a explorar as características de um assunto específico e utilizá-las para determinado fim.
Serve para definir os objetivos da aprendizagem e planejar as aulas com base nessa identificação, respeitando a hierarquia dos objetivos educacionais, que propõe que os educadores devem proporcionar aos alunos três os objetivos principais,cognitivo, afetivo e psicomotor, juntos possibilitam a aprendizagem de modo concreto, mas é preciso.