Com o projeto inovador e ousado de pesquisar sobre as diversas nuances dos blogs, seus usos e apropriações no ciberespaço, por meio de diferentes olhares, reuniu-se nesse e-book o fruto de um trabalho majestoso e pertinente para os amantes do tema.
“[…] a cultura de massa criou o “consumo para todos”. A nova cultura pós-massiva” cria, para o desespero dos intermediários, daqueles que detêm o poder de controle e de todos os que usam o corporativismo para barrar a criatividade que vem de fora, uma “isegonia”, igualdade de palavra para todos.
Os blogs refletem a liberação do polo da emissão característico da cibercultura. Agora, todos podem (com mínimos recursos) produzir e circular informação sem pedir autorização ou o aval a quem quer que seja (barões das indústrias culturais, intelligentsia, governos…).
O fenômeno dos blogs ilustra bem essa cultura pós-massiva que tem na liberação do pólo da emissão, na conexão telemática e na reconfiguração da indústria cultural seus pilares fundamentais.” André Lemos
Confiram as temáticas que a obra divide em duas seções:
SEÇÃO I – BLOGS: DEFINIÇÕES, TIPOLOGIAS E METODOLOGIAS
Blogs: mapeando um objeto
Ciberespaço e a escrita de si na contemporaneidade: repete o velho, o novo blog?
Teoria e método na análise de um blog: o caso Mothern.
A vitória de Pirro dos blogs: ubiqüidade e dispersão conceitual na web
Práticas de blogging na blogosfera em língua alemã: resultados da pesquisa “Wie ich blogge?!
SEÇÃO II – USOS E APROPRIAÇÕES DE BLOGS
A leitura da obra me fez lembrar dos diálogos dos tempos de Academia, quando conversei com o grande Mestre e professor Mirleno Monteiro que já passou muitas auroras em outrora pesquisando sobre o tema.