PUBLICAÇÕES DO BLOG

Quer aprender como planejar, instalar e gerenciar um repositório utilizando DSpace?

 
 

A tecnologia tem impactado os processos informacionais e a própria comunicação científica, exigindo novos conhecimentos para profissionais e instituições que entendam o papel da preservação, visibilidade e sobretudo da oferta e recuperação de diferentes conteúdos em meio digital. 

Só que estar refém de profissionais da TI que desconhecem o poder do Dspace, constatar que a alta cúpula de gestores das instituições de ensino e pesquisa sequer sabe o que significa o  termo repositório, a falta de recursos humanos especializados e dispostos ao desafio de aprender e entender tudo o mínimo sobre o Dspace, o receio de pesquisadores em relação ao plágio e não menos importante, a falta de interesse em sensibilizar e mudar essa realidade, são apenas alguns dos diversos motivos que ainda impedem instituições a terem seu repositório. E é você quem pode mudar isso!  

Independentemente de culpados, este curso foi planejado e estruturado para estudantes e profissionais de qualquer área, dispostos a desmistificar a ideia de que é preciso uma super equipe, um expert em TI ou grandes cifras oriundas de projetos. emtregues em cheques destinados a um “bam bam bam” da área de informática para que se aprenda o mínimo sobre: o que é, para que serve e como funcionam os repositórios instalados a partir do software Dspace.

O curso inclui toda a base teórica sobre as relações entre assuntos como produção científica, conteúdo digital, acesso aberto, bibliotecas e bibliotecários. Mas seu objetivo real é o de permitir que você perceba as relações práticas entre todo o ecossistema tecnológico, humano e documental, necessários para que uma pessoa planeje, instale, gerencie e saiba para que servem as funcionalidades do Dspace. 

Afinal, se você atua ou não em uma grande universidade, tem ou não apoio institucional querendo implementar repositórios, convive ou não com pessoas que nunca ouviram falar em acesso aberto, muito menos entendem de interoperabilidade, metadados, comunidades e coleções… Isso não deve impedir você de aprender do zero o que que precisa sobre um repositório não é mesmo?

O curso não é voltado para quem

  • trabalha com TI e acha que aprendeu de tudo em 30 anos e anos de alguma renomada profissão.
  • não possui um computador com conexão com internet sem proxy, restrita por firewall ou com limitações de permissão do windows ou linux do trabalho;
  • Não é para quem não vai colocar a mão na massa e está disposto a ter o seu próprio repositório instalado no notebook ou pc de casa!
  • Não é para quem está em dúvida se investir no curso é ou não uma boa opção considerando só o conteúdo, seu tutor ou a forma de liberação do acesso.

As inscrições estão liberadas são recorrentes e em fluxo contínuo. Não é preciso formar turma para começar! 

A plataforma é totalmente online e o curso tem carga horária de 120h com acesso do aluno por 60 dias.

 

quero saber mais

Compartilhe com quem quer aprender sobre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdos relacionados que você pode se interessar

Entre para a comunidade BD

repositório do zero com dspace

50% off

Válido até 21 de Março de 2021