PUBLICAÇÕES DO BLOG

Curso Online: Repositório do zero com DSpace

Um pouco do que você precisaria ler, fazer e saber sobre repositórios e ninguém jamais te ensinará! 

A tecnologia tem impactado os processos informacionais e a foma como se lida com conteúdos gerados a partir das produções técnicas e científicas, exigindo novos conhecimentos para profissionais e uma mudança significativa nas instituições que não querem ter sua memória perdida ou apagada no tempo e na história quando o assunto é a preservação digital, a visibilidade e sobretudo a oferta e recuperação de diferentes conteúdos em acesso aberto.

Repositórios são ou deveriam ser um dos caminhos para mudar essa realidade. 

Só que a realidade é outra…

Alguns profissionais dizem estar reféns de alguém com conhecimentos em TI.

Outros mal sabem o site onde podemos baixar o Dspace.

A alta cúpula de renomadas universidades e instituições de ensino e pesquisa sequer sabe o que significa o termo repositório ou sua relação com o movimento de acesso aberto e a propria ciência aberta.

A falta de recursos humanos especializados e dispostos ao desafio de aprender e entender o mínimo sobre o Dspace também tem sido uma desculpa recorrente quando a tentativa for não aprender sobre “essas coisas de tecnologia”.

– “Não temos especialista que domine a ferramenta. Procure o suporte da plataforma!”

Existe ainda o receio de pesquisadores renomados, com seus pupilos publicadores de artigos e livros que levam seus nomes, em relação ao autodepósito estar diretamente ligado aos caminhos do plágio. Mero engano! 

Não menos importante, a falta de interesse em sensibilizar e mudar essa realidade pode ser uma opção de quem prefere não fazer.

Qual desses motivos é o que impede você de aprender sobre, fazendo com que esse assunto seja do conhecimento de estudantes, profissionais, gestores, pesquisadores, reitores e quem quer que seja, que precise entender a importância e o papel de um repositório digital ou de dados nos dias atuais? 

Talvez seja você quem deveria começar a mudar isso!  

Independentemente de culpados, este curso é fruto de pelo menos 6 anos de uma longa jornada entre ressignificar o que seria Dspace, políticas, metadados, comunidades, coleções, autodepósito, servidores, memórias, tipos de materiais, domínio, equipe de trabalho e tudo que você possa imaginar sobre a tarefa de ter um repositório institucional.

Foi planejado e estruturado por meio de sínteses de diversos livros, apostilas, manuais, vídeos. 

Foi pensado a partir da criação de tutoriais, passos e etapas para fazer com que estudantes, profissionais, professores, de qualquer área, e dispostos a desmistificar a ideia de que é preciso muito para planejar, instalar e gerenciar um repositório do zero a partir do Dspace.

Não é preciso uma super equipe de bibliotecários ou um expert em TI dedicado 8h por dia; 

Não é preciso grandes cifras oriundas de projetos em agências de fomento entregues em cheques nominais a “bam bam bans” da área de Informática ou Biblioteconomia para que se aprenda o mínimo sobre: o que é, para que serve e como funcionam os repositórios instalados a partir do software Dspace.

Embora o curso tenha sido estruturado com as relações necessária para você entender desde as relações entre assuntos que envolvem produção científica, documentos de gestão, planejamento, equipe, instalação, tipos de conteúdos, ao que isso tudo tem haver com bibliotecas e bibliotecários…

Seu objetivo real é o de permitir que você perceba aprenda sobre todo o ecossistema tecnológico, operacional, humano e documental, necessários para que uma pessoa planeje, instale, gerencie e saiba para que servem as funcionalidades do Dspace. 

Afinal, se você atua ou não em uma grande universidade, tem ou não apoio institucional querendo implementar um RD, convive ou não com pessoas que nunca ouviram falar em acesso aberto, muito menos entendem de interoperabilidade, metadados, comunidades e coleções…

Isso não deve impedir você de aprender do zero o que que precisa sobre um repositório não é mesmo?

Foi pensando exatamente nessa situação que esse curso foi preparado. Mas calma. Ele também não é para qualquer pessoa! Preciso dizer que se você é uma das pessoas que menciono abaixo, pode fechar a janela e esquecer tudo que você leu até aqui! 

PARA QUEM NÃO É ESSE CURSO?


  • Não é para quem trabalha com TI e acha que aprendeu de tudo nessa vida em 30 e poucos anos.

  • Não é pra quem acha que títulos seja o único critério para vopcê chegar no final do curso sabendo tudo sobre o Dspace. 

  • Não é para quem não possui um computador com conexão com internet configurada com proxy reverso, restrita por firewall ou sem permissões de root ou administrador em acesso somente do trabalho.

  • Não é para quem não vai colocar a mão na massa e está realmente disponível para conhyecer etapas, programas, comandos e funcionalidades do DSpace;

  • Não é pra quem não quer fazer e ter a sua própria instalação do DSpace no notebook ou pc de casa!

  • Não é para quem está em dúvida se investir no curso é ou não uma boa opção, um bom investimento ou uma alternativa válida para destinar seus recursos no atual estado de pandemia.

Se você continua aqui é porque possui o perfil ideal para fazer esse curso. Então vamos ver um pouco do que vocÊ aprenderá no curso!

O QUE APRENDEREI NO CURSO?


MÓDULO 0 – AULA DE APRESENTAÇÃO 

MÓDULO 1 – QUAL A RELAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES, PRODUÇÃO CIENTÍFICA E AS BIBLIOTECAS 

MÓDULO 2 – REPOSITÓRIO DIGITAL E O DSPACE, AFINAL O QUE SÃO? 

MÓDULO 3 – EQUIPE, DOCUMENTOS DE GESTÃO E ESCOPO DA CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO

MÓDULO 4 – INSTALANDO O DSPACE NO WINDOWS, NO LINUX E VIA DSPACE INSTALLER SEM TI

MÓDULO 5 – INSTALEI, E AGORA, COMO GERENCIAR COMUNIDADES E COLEÇÕES? 

MÓDULO EXTRA – CUSTOMIZANDO FORMULÁRIOS 

 

FORMAS DE PAGAR O INVESTIMENTO


Pix
Cartão de crédito

VALOR DO INVESTIMENTO


Valor promocional

Estudantes – R$ 347,00 (Solicitar cupom de desconto no Chat)

Profissionais: R$ 397,00

 


 
 
 
INSCRIÇÕES

As inscrições acontecem em fluxo contínuo. Não é reciso portanto, formação de turma para você iniciar o curso. Cada atividade é liberada de acordo com a realizaçãod e tarefas, atividades e avaliações propostas em cada módulo do curso.  

Você receberá acesso à plataforma de aprendizagem que é totalmente online e o curso tem carga horária de 120h durante 60 dias a partir de sua matrícula.

 
 
quero saber mais




 

Compartilhe com quem quer aprender sobre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdos relacionados que você pode se interessar

Entre para a comunidade BD

repositório do zero com dspace

50% off

Válido até 21 de Março de 2021