PUBLICAÇÕES DO BLOG

Onde posso atuar com formação em Biblioteconomia?

Recentemente recebi uma mensagem no site, de alguém que parecia pedir socorro sobre cursar Biblioteconomia, já ter visto vários de seus amigos desistindo e estar na imensa dúvida sobre fazer o mesmo.

As incertezas e exemplos até então não tinham sido suficientes para fazê-lo decidir sobre continuar no curso e principalmente, sobre o que seu futuro reservaria depois que tivesse diploma.

Não sei ao certo se seu parâmetro até então, eram amigos, era o período do curso, docentes pouco motivadores e algum ensinamento tecnicista ou simplemente o desespero de até então não vislumbrar o que exatamente a profissão ofereceria em relação a renda, mercado de trabalho e sobrevivência quando temendo não ter emprego ou o que 80% dos estudantes de sétimo período pensam quando fazem Biblioteconomia, pelo menos no Amazonas: virar servidor público.

Lamentos à parte, onde realmente alguém pode atuar com formação em Biblioteconomia?

A minha resposta será: depende!

Se você intelectualmente acredita que teve algum mérito em obter uma bolsa de iniciação científica, uma monitoria, um projeto de extensão ou faz parte do seleto grupo que está sendo preparado para ser docente…

Você tem grandes chances de ir parar dentro da sala de aula como professor substituto até o momento em que uma vaga de professor efetivo apareça!

Terá seu mestrado garantido antes mesmo de receber seu diploma e o processo de seleção será apenas uma tramitação burocrática para assegurar você entre docentes selcionados.

Se você não teve esse mérito, mesmo intelectualmente sendo inteligente o suficiente para perceber isso, mas seu mindset é de alguém que recebeu um diploma, cursando todas as disciplinas e só conseguindo pensar em biblioteca como campo de atuação, você fará vários concursos até ser aprovado e assumir um deles…

Imagino que será feliz no serviço de referência de uma das melhores bibliotecas da sua cidade, indexando, classificando e catalogando obras que permanecerão no acervo à espera de um empréstimo no imenso acervo.

Parabéns! Você seguirá na profissão sendo tecnicista e pouco sabendo sobre algo além das 4 paredes da rotina pacata de uma biblioteca especializada ou agitadíssima de uma universitária.

Porém se você não teve “mérito” de se tornar docente com vaga assegurada desde a primeira bolsa de iniciação científica e vê nisso um livramento e uma solução para também optar ou não para se tornar servidor público, seu caminho será o da inovação e do empreendedorismo.

Seu olhar terá sido para além das técnicas na graduação. Você entendera que mesmo com as limitações dos conhecimentos recebidos por docentes renomados, seu aprendizado depende na verdade de um prisma que poucos serão capazes de ver!

A informação pra você, não depende de suporte, bibliotecas são apenas espaços tradicionais que abrigam um livros, cujo conteúdo está disponível também na nuvem.

Com essa concepção do intangível, você também saberá que estudar e apenas lidar com usuários presenciais e suas necessecidades, desejos e usos, era algo feito em 1954 quando a mediação de Almeida Júnior não existia.

Perceberá que a universidade existe para formar pessoas com senso crítico e capaz de perceber limitações, porém há uma gama de oportunidades quando você se permite ver e aprender além.

Nessa jornada totalmente fora das bibliotecas e dos empre´stimos e devoluções, longe da sala de aula e sem ter a oportunidade de fazer um PIBIC:

  • Você aprenderá que pode utilizar sistemas para n possibilidades;
  • Poderá criar e hospedar sites, cuidando de toda a parte de arquitetura, layout e desigh;
  • Aprenderá quais são os equipamentos e softwares necessários para realizar uma transmissão ao vivo que nenhum jornalista ou produtor será capaz de imaginar. Imagino você cercado de pessoas curiosas que nunca ouviram falar de tripé, microfone de lapela, sombinha de iluminação, taxas de bit rate, tomadas, simultaneas entre youtube, facebook e principalmente o instagram.
  • Entenderá como instalar e customizar ambientes de aprendizagens com domínio próprio, cron configurado para executar tarefas com tempos que vocÊ escolherá, configuração de smtp e pop funcionando para receber e enviar mensagens aos alunos e o melhor… seu conhecimento será valorizado e pagarão para você fazer programas de pós graduação deixarem de ussar o google meet.
  • Repositórios digitais e de dados serão novidades para quem só viu conceitos teóricos e não sabe nem o significado de metadados na prática. Você saberá como instalar e customizar repositórios. Perceberá que são milhares de instituições que ainda vivem da guarda de teses e dissertações, artigos, pibics e outros documentos de gestão em cds gravados por seus egressos.
  • Você poderá mergulhar no mundo do marketing digital e oferecer serviços terceirizados para empresas ligados ao tráfego pago, à coleta automatizada de leads por meio de landing pages além é claro, de otimizar páginas e redes sociais de quem ainda pensa que foram criadas para bater papo entre pessoas, em detrimento da monetização.
  • Consultorias, palestras, cursos, oficinas e webinars, poderão ser uma oportunidade para você evidenciar uma marca, criar conexões com pessoas que possam ser clientes e consumam conteúdo de valor que você produzir.
  • Sua noção de espaço físico não terá horizontes com hospedagem de serviços em nuvem capazes de oferecer e aprimorar soluções que já existem e que profissionais de outras áreas nem imaginam que possam fazer a diferença no seu nicho de mercado.
  • Você poderá desenvolver aplicativos, criar chat bots e a inteligência artificiar estará a seu favor para atrair, aproximar e propagar serviços ligados à informação.

Só então você perceberá que a área da Biblioteconomia é vasta e você não precisaria ser professor ou ser ou estar servidor público para perceber que sua formação vai além de empréstimos e devoluções, ou dos amigos que você viu desistir ou verá sentado à espera de um usuário que foi estudado em suas necessidades e seus usos, para tendo um cadastro, poder emprestar e devolver um livro dentro de um prazo de sete dias.

Compartilhe com quem quer aprender sobre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdos relacionados que você pode se interessar

Entre para a comunidade BD

repositório do zero com dspace

50% off

Válido até 21 de Março de 2021