Aos usuários do Biblioteconomia Digital, alguns conceitos essenciais sobre Fontes de Informação e o mapa mental com as tipologias para auxiliar nos estudos!
Obrigado ao Gustavo Henn pela disseminação do conteúdo.
INFORMAÇÃO
(do latim informatione) acto ou efeito de informar ou informar-se; comunicação; indagação, devassa; conjunto de conhecimentos sobre alguém ou alguma coisa; conhecimentos obtidos por alguém; elemento de conhecimento susceptível de ser transmitido e conservado graças a um suporte e um código.
“[…] é um conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual. A informação comporta um elemento de sentido” (LE COADIC, 1996, p.5).
“Estruturas significantes com a intenção de gerar conhecimento no indivíduo e seu espaço” (BARRETO, 2005) .
SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
Combinação de processos relacionados ao ciclo informacional dos setores científico e produtivo, dependendo de pessoas e de uma plataforma tecnológica, organizados para o alcance de objetivos voltados à inovação e ao desenvolvimento, produtividade e competitividade. (BELUZZO, 2003).
FONTES DE INFORMAÇÃO
São os meios utilizados para equacionar problemas informacionais estabelecidos pelo esforço de converter as necessidades em resultados práticos através das diversas formas de conhecimento.As fontes de informação podem ser:
Fontes Primárias
“[…] são fatos vindos diretamente da fontes e não adulterados […]. É uma informação que não pode ser mudada, alterada ou disfarçada por opiniões ou seleções” (BRASILIANO, 2005, p. 6-7);
Fontes Secundárias
“Contêm, informações sobre documentos primários e são arranjados segundo um plano definitivo; são, na verdade, os organizadores dos documentos primários e guiam o leitor para eles[…]” (CUNHA, 2001, p. ix);
Fontes Terciárias
Têm como função principal ajudar o leitor na pesquisa de fontes primárias e secundárias, sendo que, na maioria, não trazem nenhum conhecimento ou assunto como um todo, isto é, são sinalizadores de localização ou indicadores sobre os documentos primários ou secundários, além de informação factual […] (CUNHA, 2001, p. ix).
REFERÊNCIAS
BELLUZO, Célia Regina Baptista. Novas Condutas de Gestão em serviços de Informação. São Paulo: USP/SIBi, 2003.Disponível em: <http://www.usp.br/sibi/palestraSIBi-USP-12marco2003.ppt>. Acesso em: 11 de outubro de 2013.
CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.
LE COADIC, Yves. A ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
Foco sempre!