Não sei se você dorme e guarda o conceito etmológico que associa uma biblioteca apenas a livros, estantes e um espaço centrado em manter coleções impressas organizadas…
Talvez você possa sonhar com rolos de papiros e pergaminhos…
Ou será que tem pesadelos ao imaginar enormes códices de mosteiros medievais e os riscos de morrer de um monge copista…
Calma Pedro… Ordens religiosas já não impedem o seu acesso ao acervo e são poucos os lugares onde alguém culturalmente ainda tenta restringí-lo!
Acorda Pedrinho! Eu sei que não vai dar pra ver, mas muita coisa mudou!
A comunicação já pode ser feita pela internet e sem depender da distância que separa as pessoas…
E se quiser fazer uma visita presencial: os espaços se tornaram aprazíveis e permitem até que você acesse fontes e crie pontes e conexões com outras pessoas sem ser punido se não permanecer calado!
As fichas que serviam como catálogos manuais já deram lugar a sistemas automatizados e OPACs onde a consulta pode ser feita em segundos de qualquer lugar do mundo por interagentes em suas casas! Acorda Pedrinho!
A informação e seu conteúdo, a partir da web3, finalmente foi entendida como algo que não se prende mais a suportes e localização física! Ganhou formatos, extensões, dimensões e está presente até no metaverso de forma descentralizada e sem depender de uma difusão única Pedrinho!
Se mesmo assim você precisar ir, nada de cadastros e formulários, consultas que não poupam o seu tempo e uma espera no processo de busca com incertezas de que sua solução existirá!
Lembra daqueles profissionais que viviam à espera de pessoas durante um horário de funcionamento? Hoje são curadores de ativos digitais, gerenciam NFTs, fazem mineração de dados, gerenciam comunidades em espaços digitais e produzem conteúdos de valor que facilitam seu acesso ao conhecimento independentemente da localização! Acorda Pedrinho!
Posso te garantir que já não ficam pedindo silêncio o tempo inteiro e você pode interagir, trocar ideias e conviver com outras pessoas com comunicação em tempo real!
Então acorda Pedrinho! O conceito de Biblioteca mudou!
Pedrinho precisa acordar… E você?
Esse texto faz parte dos bits da Biblio, a newsletter semanal sobre Biblio, tecnologia e marketing digital!
Quer receber um conteúdo inédito toda quarta?